Carta aberta das reitorias das universidades públicas do Estado da Bahia em apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana

As universidades Públicas do Estado da Bahia, representado nesta nota pelos seus reitores e reitoras vem a público manifestar seu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana, vítima de pessoas e grupos que se identificam com ideias contrárias ao estado democrático de direito e que têm agido de forma agressiva na tentativa de atacar a liberdade de expressão que historicamente emana do ambiente autônomo e crítico da universidade. Várias tentativas de intimidação foram relatadas pela reitoria da UEFS e no último dia 17, dois homens adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores com gravação de imagem em celular, sob o pretexto de questionar a exibição de uma faixa de autoria da Associação dos Docentes da Uefs, essas pessoas agem de forma intimidatória, autoritária e agressiva.

Nos solidarizamos com o reitor Evandro do Nascimento que tem demonstrado atitude coerente e firme diante da situação. Reafirmamos a defesa do estado democrático de direito reconhecendo que estamos diante de algo mais sério do que uma singela implicância com uma faixa. É preciso denunciar que estamos diante de um caso que nos serve de alerta para a existência em nossa sociedade de grupos que atuam politicamente com ódio aos que pensam diferente, se tornaram sectários quanto a suas ideias, a ponto de não admitir manifestações de opinião que os desagrade. Isso não é condizente com o Estado Democrático de Direito. Quando violam o espaço da universidade, instituição consagrada na Constituição Federal como campo do livre pensar e da livre manifestação, e tentam calar a grafia de uma faixa, isso é um sinal evidente do perigo que representam para a universidade e para a democracia. Se tiverem o poder, lutarão pela negação da ciência, calarão debates importantes na sociedade e nas salas de aula, demonizarão os que defendem outras ideias e intimidarão qualquer forma de liberdade de pensamento, tentarão subjugar o Poder Judiciário e confrontarão sua independência, e se apropriarão do aparato de segurança pública para impor pela coerção suas ideias na vida cotidiana da sociedade. Terão, enfim, rasgado a nossa Constituição Federal. E como não se disse nada quando se rasgou uma faixa, já não poderemos dizer mais nada. É a porta da barbárie se abrindo para ceifar a ínfima parcela de sociedade civilizada e de democracia que ainda resta no nosso país.

As Reitorias das Universidades Públicas da Bahia repudiam as atitudes perpetradas por essas pessoas e grupos, e conclama a comunidade universitária a se mobilizar e seguir firme no propósito de defender os valores humanistas e civilizatórios, sem os quais não há como construir uma nação democrática, plural e livre. Toda nossa solidariedade à comunidade da UEFS.

Joana Angélica Guimarães da Luz

Reitora da UFSB

Paulo César Miguez de Oliveira

UFBA

Alessandro Fernandes de Santana

UESC

Adriana Marmori

UNEB

Luiz Otávio de Magalhães

UESB

Jacques Antonio de Miranda

UFOB

Fábio Josué Souza dos Santos

UFRB

Luzia Matos Mota

IFBA

Aécio José Araújo Passos Duarte

IFBAIANO

Roque do Nascimento Albuquerque

UNILAB