Com a proposta de trazer palestras e cursos (em trilhas) utilizando as tecnologias, a Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, iniciou ontem (17), o evento “Trilhas em Rede – UNEB”. A iniciativa é realizada pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep), que promove cursos, palestras e mesas temáticas voltados para os servidores.
O evento contou com a participação da reitora da UNEB, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, e do chefe de Gabinete da Reitoria, Pedro Daniel, que saudaram os participantes.
“Esse é um espaço importante tanto pelo caráter formativo quanto pela oportunidade de reflexão do nosso lugar enquanto servidores públicos de uma universidade. Somos seres que se conectam com estudantes, técnicos, professores e também com a comunidade externa. Que os servidores possam aproveitar desses momentos de troca, de conhecimento e de crescimento profissional”, declarou a Reitora.
A vice-reitora, Dayse Lago, destacou a importância da formação dos servidores. “Os temas trazidos são atuais, urgentes e necessários. Todos nós precisamos discutir essas pautas, todos nós somos responsáveis pela formação das pessoas, estudantes, docentes, técnicos e analistas. Todos nós precisamos estar imbuídos desses temas que emergem em nossa universidade”.
Servidor do Futuro
Após a mesa, foi realizada a conferência “Servidor do Futuro – mudanças e inovações”, ministrada pela professora Simone Wanderley. Ela partilhou da experiência do projeto Universidade Para Todos (UPT) que durante a pandemia teve de se adaptar para a realização das atividades para o ensino remoto. Parte desse trabalho pioneiro na educação baiana envolveu diretamente os servidores públicos que assumiram um compromisso com o programa de acesso ao vestibular.
“O nosso resultado está diretamente relacionado ao desempenho de uma equipe coesa, comprometida. Foi uma parceria muito grande: eu acredito que esse espírito de colaboração e humildade são parte importante do futuro, e esse futuro é hoje”, declarou a professora Simone.
A movimentação do UPT acabou inspirando outras iniciativas de adaptação e inovação por parte dos servidores em outros setores da universidade durante o período da crise sanitária. A conferência se desenvolveu como uma oportunidade de reflexão como lidar com esse contexto desafiador acabou despertando essa figura do “servidor do futuro”.
A coordenadora do programa UPT os relaciona como aquele colaborador que busca se reposicionar diante das mudanças tecnológicas, que inova nos formatos e linguagens e que também se vê diante do risco de estar trabalhando mais do que antes (com a presença constante das redes digitais). “Decisões que dizem respeito a todos devem ser tomadas coletivamente, assim como os porquês dessas decisões devem estar à frente de tudo”.
Trilhas em Rede
Este ano, em sua terceira edição, o evento tem como tema “Transformação Digital: Como unir tecnologia e humanização”. A programação vai até o próximo dia 27 de outubro e os interessados devem se inscrever através do site da iniciativa.
As atividades serão ministradas por instrutores e professores convidados da UNEB e de outros órgãos do estado. Todas as atividades serão realizadas de forma síncrona, através do Microsoft Teams, e serão extensivas aos servidores de todos os órgãos estaduais.
Para realizar inscrição – Clique aqui
Confira Tutorial
Texto: Leandro Pessoa/Ascom
Imagens capturadas pela plataforma Microsoft Teams