O professor da UNEB Sérgio São Bernardo, assessor chefe da Reitoria da universidade, lança o livro Direito e Filosofias Africanas no Brasil neste domingo (4), às 10h30, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da universidade, no Centro Histórico de Salvador.
Outros dois lançamentos estão previstos: nesta quinta-feira (1º), às 18h30, na Livraria LDM, no Shopping Belo Vista, e no próximo dia 12 de dezembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ambos na capital baiana.
O livro tematiza a função e o sentido do direito enquanto instrumento de justiça emancipatória. Aborda a experiência africana no mundo e na diáspora enquanto produtora de acepções ético-jurídicas fundadas na ancestralidade, na ubuntuidade e no cosmograma Bakongo kalunga.
A obra apresenta um panorama das ideias e práticas de justiça no continente e no Brasil, mostrando que o poder judiciário e a sociedade brasileira podem instituir um programa comunitário e popular de mediação de conflitos de base africana e afro-brasileira.
Inspirado na tese de doutorado do autor, com estudos realizados em países africanos, o livro é uma contribuição ao debate sobre a teoria e prática para um direito e uma justiça negro-africana no Brasil.
A publicação recebe o selo da Nandyala Editora e já está disponível em diversas livrarias do país.
Informações: Ig @nandyalaeditora.