A UNEB deu início ontem (1º) à quinta edição do Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde (Staes 22’), no Teatro da universidade, no Campus I, em Salvador. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias (Edusaut) e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais (CV), ambos da universidade.
A mesa de abertura do evento contou com a participação da vice-reitora da instituição, Dayse Lago, do chefe de gabinete da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Edson Valadares, representando o secretário André Pinho Joazeiro, e da pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tãnia Hetkowski.
Também estiveram presentes, a diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus de Salvador, Carla Liane, a assessora da Direção do Departamento de Ciências da Vida (DCV), Fernanda Warken Camelier, a vice-coordenadora do Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Célia Tanajura Machado, e os coordenadores gerais do evento, Fernando Carvalho e Suiane Costa.
A manhã de início das atividades contou ainda com conferência “Aprendizagem, jogos digitais, gamificação e educação on-line: considerando o contexto pandêmico, como estamos?”, ministrada pelo pesquisador Fernando Cavalcante Pimentel, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os participantes puderam também prestigiar a mesa-redonda “Aplicativos móveis em educação e saúde”, protagonizada pelos professores Romero Mendes Júnior, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), e Eduardo Fernandes Santana, do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (Mepisco) da UNEB, e mediada pela docente da UNEB Juliana Moura.
O evento objetiva reunir, por dois dias, pesquisadores das áreas de Saúde, Educação e Tecnologias que realizam investigações, desenvolvem aparatos tecnológicos e aplicam tecnologias com a finalidade de atender a necessidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e outras dos indivíduos, auxiliando procedimentos realizados por profissionais de Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, além da área de tecnologia da informação e afins.
A programação contará ainda com mesas-redondas, apresentações de artigos, palestras, atividades culturais e a conferência de encerramento “Inovações Tecnológicas para prevenir, diagnosticar e tratar HIV/AIDS: a experiência do projeto PrEPara Salvador”, ministrada pelo professor da UNEB Laio Magno e mediada pelos professores Fernando Carvalho e Suiane Costa.
A iniciativa visa o fortalecimento de uma rede colaborativa entre pesquisadores e instituições, buscando potencializar essa temática nos espaços acadêmico e clínico. O Staes 22’ conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e do Gestec, da UNEB.
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom