Em uma de suas mais profícuas reuniões, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou, por unanimidade de votos, a criação do Departamento Multidisciplinar de Ciências e Educação (DMCE), no Campus de Lauro de Freitas, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade para o período 2023-2027 e o primeiro doutorado profissional em Educação e Diversidade da instituição, a ser ofertado no Campus IV, em Jacobina.
A última sessão do Conselho neste ano, ocorrida hoje (28) via webconferência e com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube, foi coordenada pela reitora Adriana Marmori, presidente do Consu, com o apoio da vice-reitora Dayse Lago e participação de cerca de 45 conselheiros. A reitora abriu o encontro com mensagem de solidariedade às vítimas das enchentes na Bahia, com especial menção aos municípios onde a instituição possui campi.
A criação de um novo departamento, o 31º da universidade, e do primeiro doutorado profissional, e a aprovação do PDI 2023-2027 pelo Conselho pleno, além dos demais processos da pauta da reunião, foram antes apreciadas pelas duas câmaras que compõem o Consu, reunidas separadamente no dia 15 último.
Da alçada da Câmara para Assuntos de Administração (CAD), foram também aprovados em decisão unânime o projeto do curso de licenciatura em Agroecologia – de oferta especial na Escola Família Agrícola, em Riacho de Santana, sudoeste da Bahia, vinculado ao departamento do Campus XII, em Guanambi – e a criação do curso de especialização em Docência na Educação Infantil, igualmente no Campus XII.
Outra deliberação unânime da plenária, com base em parecer da CAD, foi a ampliação, para todos os sistemas da UNEB (era aceito apenas no portal acadêmico Sagres), do uso do nome social para reconhecimento da identidade de gênero.
Pós-graduação e graduação no interior
Todos os processos da pauta apreciados pela Câmara para Assuntos de Legislação e Normas (CLN) do Consu também mereceram aprovação da plenária.
A exemplo da criação do Programa de Apoio às Brinquedotecas da UNEB e de deliberações que aprimoram a organização das ligas acadêmicas e das empresas juniores da universidade.
Os conselheiros ainda aprovaram, por unanimidade, as 13 resoluções ad referendum da pauta, algumas delas autorizando a criação de programas de pós-graduação stricto sensu em campi do interior do estado e na capital:
– pós-graduação stricto sensu em Estudos Africanos e Representações da África, no Campus XV, em Valença;
– pós-graduação stricto sensu em Agronomia (PPGAgro), modalidade profissional, no Campus IX, em Barreiras;
– pós-graduação stricto sensu em Ensino na Educação Básica (PPGEB), no Campus XVIII, em Eunápolis;
– pós-graduação stricto sensu em História Social (PPGHS), no Campus XIV, em Conceição do Coité; e
– pós-graduação stricto sensu em Sistemas Inteligentes e Robótica (PPGSIR), associação entre a UNEB (Campus I, em Salvador) e a Universidade Federal do Recôncavo do Bahia (UFRB/Cetec, em Cruz das Almas).
Também foi autorizada a criação dos cursos de graduação em Administração a ser ofertado no Campus XVI, em Irecê, e em Direito, no Campus XII, em Guanambi, em cooperação interdepartamental com o Campus IV, em Jacobina.
Por fim, o Consu retomou o relevante tema da Estatuinte da UNEB, deliberando pela recomposição da comissão inicial com atribuição de revisar a Resolução 1.396/2019 do próprio Conselho Universitário, que trata da metodologia e cronograma do processo estatuinte na universidade.
Ano desafiador, significativos avanços
Na parte de informes da pauta, a reitora Adriana Marmori expressou sua solidariedade às vitimas e famílias atingidas pelas enchentes que ora ocorrem em regiões do estado, em especial nos lugares onde a universidade possui campi, propondo uma nova campanha de ajuda efetiva envolvendo a comunidade acadêmica, como a realizada em enchentes passadas.
Em seguida, a reitora fez um breve balanço do primeiro ano de sua gestão à frente da UNEB. Para a gestora, este foi um ano desafiador para a universidade, com o retorno das atividades presenciais pós-pandemia, que demandou intenso trabalho para melhor acolhimento da comunidade acadêmica.
“Mas tivemos avanços significativos em praticamente todas as áreas. Foi um ano de pavimentar o futuro, plantamos algumas bases significativas: passamos por um novo processo de recredenciamento da UNEB no Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e elaboramos esse novo PDI, aqui aprovado, com ampla escuta da comunidade, além de refazermos vários regimentos internos de diferentes espaços da instituição, adequando-os à realidade atual”, disse Adriana.
A reitora destacou que, na área da infraestrutura, em 2022 foram executadas 33 reformas em diversos campi e concluídas três obras iniciadas, além da substituição da parte elétrica de grandes projetos.
“No campo acadêmico, avançamos na curricularização da extensão e reformulação de cursos, conseguimos o reconhecimento de 29 cursos de graduação no CEE e alcançamos uma avaliação positiva dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu”, lembrou.
Na gestão de pessoas, o ano foi marcado pelo expressivo número de servidores que obtiveram ascensão em suas carreiras: foram concedidas 537 promoções e 315 progressões funcionais para técnicos administrativos, e 51 promoções para docentes.
“No entanto, nosso grande problema continua sendo a necessidade de pessoal, tanto de técnicos quanto de docentes, para as ações que podemos e precisamos desenvolver na instituição. Estamos empenhados diariamente em resolver a questão do nosso último concurso docente”, salientou a gestora.
A vice-reitora Dayse Lago também avaliou o ano que se finda como desafiador, enfatizando a importância da ampla participação. “A escuta foi essencial para nossa gestão, tivemos da comunidade acadêmica e comunidade externa muita presença, muita voz. E isso nos deu conforto e nos fortaleceu – e fortalece – para o enfrentamento desses desafios, com firmeza”, considerou Dayse.
Desejando um ano novo melhor para todas e todos, a reitora e vice-reitora agradeceram à equipe que compõe o grupo gestor da universidade, assim como aos diretores e diretoras de departamento, aos demais gestores da instituição e à comunidade acadêmica em geral.
Texto e fotos (prints): Toni Vasconcelos / Ascom.