Educação superior, democracia e inclusão é tema da Aula Inaugural do semestre letivo 2023.1 da UNEB

Evento recepcionou novos e veteranos estudantes da UNEB

Em clima de boas-vindas e acolhimento aos novos e veteranos estudantes, a UNEB realizou ontem (13) a Aula Inaugural do semestre 2023.1.

Além de recepcionar os discentes, o evento também teve como objetivo debater acessibilidade e inclusão de forma propositiva e interseccionalizando os planejamentos de gestão de todas as instâncias da universidade. A mesa de abertura institucional contou com a participação da reitora da UNEB, Adriana Marmori, e da vice-reitora, Dayse Lago.

Adriana Marmori: “Mudança para inclusão na nossa universidade precisa ser atitudinal”

“A mudança para inclusão na nossa universidade precisa ser atitudinal. Para ser inclusiva, em sua plenitude, precisa assegurar internamente que as pessoas que ingressaram possam concluir os seus cursos da forma mais empática e com mais garantia de direitos possível. Essa é a dinâmica que nós precisamos assumir, enquanto gestão universitária e enquanto comunidade acadêmica”, destacou a professora Adriana Marmori.

Ainda em sua fala, a reitora ressaltou a importância da implementação da Política de Acessibilidade da UNEB. “A nossa Política de Acessibilidade foi construída a várias mãos, com pesquisadores de todos os campi. Essa implementação é ponto de honra para cada um e cada uma de nós, que compõe essa universidade, diversa, plural, multicampi, que deve ter na sua linha e nos seus princípios o respeito aos seres humanos”.

Para a vice-reitora da universidade, Dayse Lago, a instituição precisa investir numa cultura democrática, inclusiva e de respeito aos Direitos Humanos.

Dayse Lago: “Precisamos investir numa cultura acadêmica democrática, solidária e acessível”

“Não basta ter apenas os marcos legais que possibilitem as pessoas com deficiência (PCDs) no ingresso à universidade, mas que a acessibilidade seja garantida diariamente. Precisamos investir numa cultura acadêmica democrática, solidária e de respeito aos Direitos Humanos em todos os espaços, inclusive no espaço da sala de aula e das relações que ali se estabelecem”, salientou a professora Dayse Lago.

Na oportunidade, as gestoras parabenizaram os novos estudantes por terem sido aprovados no vestibular e ingressado na universidade, e ainda felicitaram os discentes veteranos que estão reiniciando mais um semestre na instituição.

A Aula Inaugural está na programação da Semana de Integração 2023.1 , que segue com atividades até esta quinta-feira (16), no Teatro UNEB, no Campus I da instituição, em Salvador. Com o tema “Inclusão na Universidade: nada sobre nós sem nós”, a iniciativa marca o início das atividades acadêmicas neste semestre letivo. As atividades contam com transmissão ao vivo no canal da TV UNEB, no YouTube.

Educação superior com democracia e participação

Evento teve palestra do docente Décio Guimarães, mediada pela pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel

Mediada pela pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da instituição, Gabriela Pimentel, a Aula Inaugural reservou a palestra “Educação Superior com Democracia e Participação: acessibilidade para além das barreiras”, ministrada pelo professor e pessoa com deficiência visual Décio Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

“Quando falamos de uma educação superior com democracia e com participação, estamos querendo provocar mais rupturas, mais transgressões. Estamos a defender uma educação horizontal, uma educação que está aqui no contexto da universidade, mas se articula com todo o processo de escolarização. A porta de entrada na universidade não é o Sisu, não é o vestibular, é a educação infantil, é a educação de jovens e adultos, é toda a educação básica“, defendeu o palestrante.

O docente Décio Guimarães ainda salientou que as pessoas com deficiência (PCDs) historicamente sofrem segregação e sempre foram colocadas na categoria de ensino da educação especial.

Décio Guimarães: “A porta de entrada na universidade é a educação básica”

As pessoas com deficiência não são público da educação especial, mas, sim, público da educação. Falar das pessoas com deficiência na educação, estamos falando de um público que historicamente esteve às margens e segregado. Quando pensamos nas pessoas com deficiência, estamos a falar de nós mesmos. Somos diferentes. Nossas vidas provocam transgressões e rupturas. Nossos corpos e vidas representam uma luta contra hegemônica, uma luta por ser mais”, analisou o pesquisador.

Aprendizado no dia primeiro dia de aula

Estreante como estudante do curso de Licenciatura em Filosofia da universidade. A discente Milena do Espírito Santo, 18, em seu primeiro dia de aula participou do evento. Ela considerou que a aula inaugural é motivo de aprendizado e conhecimento sobre as pessoas com deficiência (PCDs).

Milena: “Aprendizado e conhecimento de como tratar as PCDs sem preconceitos”

“É uma aula que trouxe aprendizado e conhecimento sobre as pessoas com deficiência. O palestrante Décio Guimarães me fez ter uma visão mais ampla sobre as pessoas com deficiência, de como tratá-los sem preconceitos e incentivar a sua participação efetiva na sociedade”, destacou a discente.

A organização da Semana de Integração UNEB é coordenada por um colegiado composto pelo Gabinete da Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (Proex), de Assistência Estudantil (Praes), de Ações Afirmativas (Proaf), e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain) e pelos Centros de estudos e pesquisas da instituição.

Aula inaugural do PPGEduC contou com palestra do docente Jorge Ramos do Ó

No mesmo dia (13), no Teatro da UNEB, no Campus I, ocorreu a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da instituição. A iniciativa reservou a conferência “Reforma da universidade e inovação pedagógica na ressaca de maio de 68: efeitos pedagógicos em Foucault, Deleuze, Barthes, Derrida e Certeau”, que foi ministrada pelo docente Jorge Ramos do Ó, da Unversidade de Lisboa (ULisboa).

A organização da Semana de Integração UNEB é coordenada por um colegiado composto pelo Gabinete da Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (Proex), de Assistência Estudantil (Praes), de Ações Afirmativas (Proaf), e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain) e pelos Centros de estudos e pesquisas da instituição.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom

Fotos: Danilo Oliveira/Ascom