Reitoria em Movimento: UNEB é homenageada pela Câmara Municipal de Alagoinhas

Comunidade unebiana encerra atividades do Programa Reitoria em Movimento com comemoração, em Alagoinhas

O clima de alegria e comemoração tomou conta da Audiência Pública realizada na noite de ontem (4), na Câmara Municipal de Vereadores, de Alagoinhas.

A atividade, que integra a programação do Programa Reitoria em Movimento, teve como objetivo homenagear a UNEB pelos seus 40 anos de institucionalização e o Campus de Alagoinhas pelos 51 anos de seu curso de Letras. A iniciativa contou com a presença de vereadores, membros da comunidade unebiana e da população de Alagoinhas.

A reitora da UNEB, Adriana Marmori, destacou a importância do movimento discente para o crescimento e fortalecimento da universidade.

Nossa universidade é diferente, é potente, contribui para a formação de estudantes enquanto seres políticos, engajados, conscientes de seus direitos e deveres. Nossos discentes representam uma coletividade, que pensa em uma perspectiva de futuro. Pensa, não apenas naqueles que estão vivendo a universidade hoje, mas, sobretudo, naqueles que ainda virão”, frisou a reitora.

A gestora máxima da universidade pontuou ainda que “a UNEB precisa ser vista em sua dimensão política. A universidade é um espaço de reflexão, de estudo, de memória, de história. É um lugar de construção de conhecimento, de produção de ciência a serviço da sociedade com compromisso e responsabilidade social”, afirmou.

A vice-reitora, Dayse Lago, pontuou a importância da UNEB para sua formação profissional e humana. “Compreendo cada vez mais o poder transformador da UNEB para a formação de cada uma e cada um, pois esta universidade foi fundante para a minha formação profissional e humana. A UNEB me permitiu sonhar, permitiu me compreender como uma uma cidadã e mulher de direitos”, relatou a vice-reitora.

O presidente da casa legislativa, Cleto da Banana, em fala comovente, registrou a alegria em receber a comitiva da UNEB na casa legislativa. “Alagoinhas e a UNEB são indissociáveis. Alagoinhas não seria o que é sem a presença da UNEB. A esta pioneira instituição, atribuímos a formação intelectual e profissional de nosso povo alagoinhense”.

O vereador destacou a sociedade com a UNEB para a criação do Memorial do Legislativo, através de um convênio de cooperação técnica, assinado na ocasião da audiência pública. A parceria visa resgatar a história da câmara e legar às gerações a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo parlamento municipal desde o século XIX.

Plenário em festa

A audiência pública foi prestigiada por professores, técnicos e estudantes da UNEB, e comunidade local. O estudante do curso de matemática, Josiel Sales emocionou os presentes ao tempo em que trouxe importantes momentos de reflexão.

“Essa casa é um espaço de escuta, de diálogo, de ação. Gostaria de iniciar relembrando o período de ocupação no campus, promovido pelos estudantes. E com alegria afirmo que colhemos frutos. Lutamos por permanência estudantil, por melhor infraestrutura do campus, ampliação das bolsas-auxílio. E, com muita felicidade, presenciamos a nossa reitora assinar, durante a abertura do Reitoria em Movimento, em nosso campus, a autorização de construção da nossa Residência Estudantil. Os desafios não podem ser barreiras que nos impeçam de lutar por dias melhores. Só a luta muda a vida”, afirmou o discente.

A audiência pública contou com a presença dos pró-reitores de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Elias Nunes, de Administração (Proad), Rosangela Matos, de Infraestrutura (Proinfra), João Rocha, além da Secretária de Acessibilidade e Inclusão (Sain), Sandra Rosa.

Gestores setoriais participaram do evento festivo

Os diretores dos Departamentos de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Érica Nogueira, de Educação (DEDC), Aldrin Castellucci, e de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES), Áurea Pereira também participaram da audiência.

 “Um momento muito feliz para a nossa universidade. A UNEB é grande em tamanho, em qualidade, em importância, em inserção. Essa instituição cumpre um papel social de relevância inestimável. É uma alegria e um orgulho fazer parte dessa comunidade”, afirmou Aldrin.

Para Áurea o campus de Alagoinhas é um celeiro de conhecimento. “Nossos três departamentos atuam lado a lado com o objetivo de fortalecer e ampliar o campo de ação de nossa universidade em nosso território. Convidamos as comunidades periféricas, rurais, urbanas para consolidarmos essa aliança além dos muros”, frisou a diretora.

Érica destacou a dimensão grandiosa da UNEB em extensão e em ações multiterritoriais. “A UNEB é pioneira em tantas frentes, não nos furtamos a encabeçar temáticas discussões e ações que são modelos para outras universidades do Brasil. Trazemos para nós a responsabilidade da transformação social. Nossa ousadia nasce de nosso compromisso com a educação baiana”, disse a gestora setorial.

Iêda Fátima da Silva, assessora territorial da universidade, uma das responsáveis pela organização do evento solene na câmara, frisou a importância do movimento que a Reitoria vem fazendo dentro da multicampia. “Hoje celebramos os 40 anos da UNEB e os 51 anos do curso de Letras do campus de Alagoinhas com a presença da gestão central da nossa universidade, com escuta, com diálogo, com encaminhamentos importantes e históricos”.

A atividade comemorativa contou ainda com a participação da professora Iraci Gama, atual secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, que ministrou uma conferência sobre os 51 anos do Curso de Letras.

Reitoria em Movimento encerra programação com plenárias departamentais e visita à residência estudantil

A programação do Reitoria em Movimento seguiu até a tarde desta sexta-feira (5) com plenárias, e as presenças de estudantes, professores e técnicos administrativos dos três departamentos do campus, e com visita a atual residência estudantil.

A reitora, a vice-reitora e demais membros da administração central que compuseram a comitiva ouviram os questionamentos e relatos da comunidade acadêmica e alinharam, junto às diretoras e ao diretor, soluções e encaminhamentos.

Para a estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Elaine Garrido o Reitoria em Movimento horizontaliza as relações e estreita laços.

Esse programa nos mostra que existem pessoas, de fato, preocupadas com a nossa situação. Gestores que estão abrindo espaços de conversa e entendem a necessidade de conhecer in loco a nossa realidade. É uma oportunidade de apresentar nossas demandas e insatisfações. Já estou no 10º semestre e, provavelmente, não viverei as mudanças que estão sendo implantadas agora, mas meus colegas viverão. Eu quero ver essa universidade crescer. Hoje sou aluna, mas pretendo retornar a casa como professora um dia”, vislumbrou Elaine.

A professora do curso de Letras e matemática Anaci Carneiro comemorou a passagem da reitoria pelo Campus de Alagoinhas.

A UNEB é multicampi e cada unidade tem a sua especificidade, particularidade. Estou agradecida e parabenizo a Reitoria por essa ação. Tivemos respostas imediatas para muitas ações e muitos pedidos, e isso traz uma alegria muito grande para toda a comunidade acadêmica”, afirmou a docente.

A técnica-administrativa Milena Souza pontuou o caráter integrativo do programa. “Essa iniciativa conecta a nossa comunidade acadêmica com a gestão central da universidade. É muito bom e um alívio ser ouvida, ter nossa opinião e demandas valorizadas e respeitadas”, disse.

O programa – O Reitoria em Movimento tem como objetivo criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático, entre os gestores e a comunidade acadêmica, sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.

Texto: Wânia Dias/Ascom

Fotos: Wânia Dias e Icaro Rebouças/Ascom