O Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (Leafro) da UNEB está realizando diversas atividades em celebração ao Dia da África, em Itaberaba e Salvador, nos próximos dias 24 a 30 de maio.
A programação concentra-se em torno do Seminário Dia da África na UNEB, cuja parte inicial acontece nos dias 24 e 25, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIII da universidade, em Itaberaba, ao qual está vinculado o Leafro.
Em uma parceria entre o Leafro e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGAfin), o grupo de pesquisa Lab Koringoma (artes musicais africanas e da diáspora africana) e o Centro de Estudos dos Povos Afro-índio-americanos (Cepaia), todos da UNEB, a programação tem continuidade em Salvador nos dias seguintes.
Entre outras atividades, estão agendados mesas-redondas, conferências, oficinas, exposições de arte e o lançamento dos livros Sons de África e da diáspora atlântica, organizado pelos professores Josivaldo Oliveira (Leafro) e Andréa Adour (UFRJ), e Do samba ao funk do Jorjão, do pesquisador Spirito Santo, que também vai proferir conferência e ministrar o minicurso “História e presença das musicalidades centro-africanas no Brasil”.
O evento é aberto a toda comunidade da UNEB, além de docentes e discentes da educação básica e da superior, ativistas sociais e outros interessados. O objetivo da iniciativa é refletir sobre a experiência histórica e cultural da África e de suas diásporas para o Brasil, fortalecendo rede de pesquisadores de diferentes regiões e instituições.
Comemorado mundialmente em 25 de maio, o Dia da África celebra a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana, no ano de 1963.
Para inscrições (gratuitas) no minicurso “História e presença das musicalidades centro-africanas no Brasil”, de Spirito Santo, acesse este link: https://forms.gle/AuW3ZnJfHfsHCotS7.
Texto: Organização do evento, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.