Salvador: Feira de serviços da UNEB abre portas da universidade para comunidade externa

Feira “Servir UNEB” atraiu grande público no Campus I da universidade, em Salvador

Um sábado com intensas atividades para todos os públicos e todas as idades marcou a feira de serviços abertos à comunidade “Servir UNEB”, realizada no último dia 3 de junho, no Campus I da universidade, em Salvador.

Ronaldo Silva esteve presente na iniciativa e procurou por atendimentos médicos

A iniciativa, que integra a programação especial alusiva aos 40 anos da UNEB, comemorado neste mês de junho, reuniu atendimentos na área de saúde auditiva e vocal, oficina de equilíbrio, ações de saúde com foco em antirracismo e saúde da população negra, avaliação cardiológica e práticas integrativas: acupuntura, meditação e massoterapia, aferição de pressão e glicemia.

Ronaldo Silva, morador do bairro do São Gonçalo, localidade vizinha à universidade, esteve presente e passou por atendimentos médicos na feira. “Fiquei sabendo dessa iniciativa por um informativo que circulou em um estabelecimento onde costumo fazer compras. Hoje, estou aqui, já passei por atendimento com fonoaudiólogo e cardiologista. É um bom serviço que a UNEB oferece à nossa comunidade”, afirmou.

Leila Nogueira destacou importância da UNEB estar aberta à comunidade

A feira também contou com atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que emitiu CPF e antecedentes criminais, além da unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realização de doação de sangue.

A estudante do curso de Ciências Contábeis, do Campus I da instituição, Leila Nogueira, foi uma das que compareceram à feira para doar sangue. “É importante que a universidade esteja aberta para a comunidade. Nós, estudantes de uma instituição pública e com ensino de qualidade, temos que dar retorno do que produzimos aqui na universidade para a sociedade”, defendeu.

Genicleia Santos ressaltou a oferta de atendimento em troca de conhecimento

Também discente da UNEB e residente do Cabula, Genicleia Santos, destacou: “É importante a instituição abraçar a comunidade do entorno. Além disso, é um movimento de troca porque conseguimos ofertar o atendimento que a população precisa, ao tempo em que aprendemos, já que conseguimos exercitar, sob coordenação dos professores, a nossa futura profissão”, ressaltou a discente do curso de medicina.

O público teve oportunidade de visitar ainda a sala de jogos analógicos e digitais, conferir as novidades da feira agroecológica e de artesanato e demonstração de robótica. A iniciativa ainda contou com a participação dos Coletivos “Extensionista Freiriano: Práxis em compromisso com o entorno do Campus I” e “Coisas da Cidade”, projeto de extensão dos cursos de Urbanismo e Turismo da universidade.

O evento ainda contou com exposição fotográfica, atividades esportivas (futebol, vôlei e caratê), capoeira e roda de samba, além de pula-pula, piscina de bolinhas para as crianças e contação de histórias são mais algumas das atividades que integram a feira.

Evento contou também com feiras agroecológica e de artesanato

Aproximação da comunidade externa com a universidade

Adriana Marmori: “Movimento de aproximação da UNEB com a comunidade externa”

O evento, promovido pela Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da universidade, foi acompanhado pela reitora, Adriana Marmori, e pela vice-reitora, Dayse Lago.

“É um grande movimento de aproximação da nossa UNEB com a comunidade externa a partir da oferta serviços, troca de saberes. Essa atividade coroa os 40 anos da instituição e reafirma o compromisso da UNEB com a cidadania, inclusão, diálogos com os movimentos sociais, e democratização de acessos a todas as formas de construção de conhecimentos”, salientou a reitora.

Dayse Lago: “É nossa UNEB, em espaço aberto, mostrando a potência da comunidade”

A vice-reitora, Dayse Lago, expressou a felicidade de trazer a comunidade externa para dentro da universidade. “É um prazer para a nossa instituição compartilhar saberes e comemorar os 40 anos da UNEB com o nosso povo, ofertando vários serviços. É a nossa universidade, em espaço aberto, mostrando a potência da comunidade unebiana”, frisou.

Na mesma linha, a assessora da Ascult, Nelma Arônia, destacou: “A feira foi concebida para criar um espaço de integração da universidade com a comunidade externa. E o reforço prático do compromisso social da universidade de servir à comunidade”.

Nelma Aronia: “Compromisso social da UNEB de servir à comunidade”

A coordenadora da atividade, Lara Lopes, comemorou a realização da feira. “Ficamos feliz com esse trabalho. Espero que essa iniciativa seja a primeira edição de muitas. Que essa atividade seja realizada também em outros momentos e replicada nos campi do interior”, celebrou.

A organização do evento contou com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) e de todos os quatro departamentos do Campus I, que também ofertaram serviços diversos para a comunidade.

Confira galeria de fotos da Feira “Servir UNEB”

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom

Fotos: Danilo Cordeiro e Danilo Oliveira/Ascom e equipe Ascult