O programa Reitoria em Movimento vai desembarcar em Teixeira de Freitas nestas segunda e terça-feira (26 e 27 de junho). A Administração Central da UNEB chegará ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus X da instituição.
A quinta edição da iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços de escuta e diálogo entre gestores e as comunidades acadêmica e externa da universidade, a partir da transferência dos gabinetes dos órgãos da gestão, por período definido, para o interior baiano.
Para realização das atividades, a transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contará com a presença da reitora, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, como também de pró-reitores e assessores da instituição.
Na programação do primeiro dia (26), o grupo da Gestão Universitária vai participar de reunião com a Direção e com coordenadores de colegiado dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do DEDC, e realizará a abertura do Programa Reitoria em Movimento na unidade, com comemoração dos 40 anos da universidade.
As atividades seguirão na manhã de terça com uma visita guiada às instalações do Campus X e com reuniões ampliadas com técnicos, discentes e docentes. À tarde, serão entregues os diplomas da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena (Liceei).
O turno reserva ainda visita ao Programa Aboretum, com previsão de assinatura dos termos de renovação dos convênios com a iniciativa e com a comunidade de Volta Miúda e espaço para atendimentos individualizados com pró-reitoras e pró-reitores.
O programa
A fixação da Reitoria nos locais ocorre com horários de atendimentos previamente agendados pelo gabinete, em consonância com as Assessorias Territoriais (Assesp-T) e a Direção do Departamento.
A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
Para continuidade das atividades, a gestão universitária se organizou com o projeto em que são instaladas as Assessorias Territoriais, que constituem instâncias regionais de articulação político-administrativa permanente da Reitoria com os departamentos da universidade, para maior interação e proximidade com a administração central da instituição.