Estudantes, docentes e egressos do curso de Jornalismo em Multimeios, do Campus III da UNEB, em Juazeiro, participaram entre os dias 20 e 22 de junho do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2023).
Com o tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, o evento foi realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.
“Um mergulho nos Angaris”, da egressa Anna Kamylla França Martins, foi o vencedor da categoria Ensaio fotográfico artístico, na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. O conjunto de fotografias apresentado no congresso é resultado do seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
“Estou muito feliz e realizada, e ainda em choque. Esse trabalho foi fruto de anos no Acervo Maria Franca Pires com a professora Andrea Cristiana. Nós conseguimos colocar vários trabalhos como finalistas, e isso já é bastante. Parabéns a todos nós e à UNEB, por ter uma base educacional tão forte”, contou a egressa.
Agora, o trabalho de Anna Kamylla segue como finalista na disputa nacional do evento, que acontece em setembro próximo.
Participação da UNEB Juazeiro
Para a professora Andrea Cristiana, orientadora do trabalho de Anna Kamylla, “a premiação representa um aprendizado coletivo que reflete as experiências vivenciadas durante o curso em diversas disciplinas, com os demais docentes nas práticas de ensino e na iniciação científica”.
Ao todo, o Campus III da UNEB teve 17 trabalhos submetidos e aprovados no Intercom Nordeste 2023.
Na modalidade Divisões Temáticas, docentes da universidade discutiram sobre “Educomunicação e Universidade Aberta à Terceira Idade: espaços de vivências da cidadania”, “Concepções sobre Nordeste, sertão e semiárido em estudos científicos” e “As representações sociais hegemônicas do trote estudantil no telejornal Bahia Meio Dia”, além de participarem da mesa “Debates sobre raça e gênero na comunicação: metodologias que se entrelaçam”.
Na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Junior, foram apresentados os projetos “A língua ttk como resistência negra no cenário comunicacional”, “Observatório racial da mídia: uma proposta metodológica para a coleta de dados” e “‘CPF cancelado’: Sikêra Júnior, o jornalismo fortalecedor do populismo penal midiático e a manutenção do racismo na mídia brasileira”
Ainda na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom, dez produtos jornalísticos foram aceitos para concorrer à premiação, entre as categorias Documentário, Fotografia, Livro-reportagem, Website, Agência júnior de jornalismo, Produções laboratoriais em áudio, vídeo, radiojornalismo e jornalismo digital.
Intercom e congressos
A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) é uma instituição sem fins lucrativos que estimula o desenvolvimento da produção científica entre pesquisadores mestres, doutores, graduados e egressos nas áreas de comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
A instituição também é responsável por lançamento de livros e revistas especializados em comunicação, e busca parcerias com entidades de mesmo objetivo, instituições e órgãos de incentivo à pesquisa, brasileiros e estrangeiros, visando incentivar a formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de capacitar professores, estudantes e profissionais de comunicação.
Os congressos regionais da entidade acontecem anualmente nas cinco regiões do Brasil, e os trabalhos selecionados nesses eventos são apresentados no congresso nacional, que neste ano está agendado para setembro.
A edição Nordeste 2023 recebeu a inscrição de 303 trabalhos nas 65 modalidades do certame.
Texto: Katellyn Tavares e Klébia Muricy/Campus III, com edição da Ascom.
Fotos: Aléxia Viana, Márcia Guena e Cássio Costa/Campus III.