O Grupo de Pesquisa em Geopoética, vinculado à Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB, vai promover, no dia 10 de agosto, às 9h, o I Workshop Internacional: O Mundo Geopoético.
O evento será realizado no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I da universidade, em Salvador.
O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, escritores, poetas e estudantes da universidade e artistas locais que trabalham com a temática geopoética.
A iniciativa contará com a palestra “Carta Magna, texto de Kenneth White” do artista plástico e arquiteto Dominique Rousseau, um dos mais antigos membros do Instituto Internacional de Geopoética da França e parceiro de Kenneth White.
Na oportunidade, o convidado vai promover a exposição do seu trabalho intitulada: “A viagem dos papéis geopoéticos”, que estará instalada no hall da Reitoria da universidade.
Já nos dias 11 e 12 de agosto, será promovido o “Ateliê Geopoético: (En)cantos da Mata”, no Ecoparque da Mata, em Massarandupió, localizado no município de Entre Rios.
A iniciativa visa proporcionar uma imersão geopoética proposta por Kenneth White em 1989, inspirada nos filósofos existencialistas como Heidegger, Hordeling e Bachelard, que traz a reflexão de como “habitar o mundo como um poeta” de forma sensível e inteligente, respeitando os saberes tradicionais e integrando a ciência e a arte.
Para participar das atividades, os interessados devem realizar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB.
As atividades contam com apoio da Cátedra Fidelino de Figueiredo/Instituto Camões e da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da UNEB.
Informações: e-mail – catedrafidelino@uneb.br