A Rede Embarcados, criada a partir de projetos financiados pela Agência UNEB de Inovação (AUI), realizará no dia 31 de agosto, a partir das 8h30, o “Curso de Capacitação em Integração Tecnológica, educação e monitoramento de ecossistemas marinhos”, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no campus I da universidade, em Salvador.
O evento configura-se como uma proposta integrativa entre Ciências Biológicas, Comunicação, Educação e Sistema de Informação, dedicada à formação transdisciplinar de profissionais interessados nas dinâmicas do mar.
A programação do evento aplicará a metodologia “Ateneu”, que proporcionará o uso das experiências dos participantes para diagnosticar, sob diferentes prismas, em questão, no caso, o estado de saúde da Baía de Todos os Santos (BTS). O “Ateneu” convida à participação escolas do entorno da BTS, do Agreste Baiano, além de comunidades pesqueiras e todos aqueles que estejam interessados em temáticas relacionadas ao mar.
Também na programação estão previstas a visita técnica monitorada por especialistas aos limites da BTS em Salvador e ao Museu Náutico da Bahia, acompanhando a mostra da exposição Col-Íris e o lançamento da Pedra Fundamental do Livro Embarcados.
O evento visa mostrar como tecnologia de baixo custo baseada em sistemas embarcados, pode ser utilizada para captação e tratamento de dados físico-químicos, e de dinâmica de marés em áreas de baixo a moderado impacto ambiental em ecossistemas marinhos, tendo como orientação principal a ampliação da relevância social das universidades no processo de transferência de tecnologia para a sociedade.
Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar inscrição por meio de formulário online. A inscrição será confirmada através do envio de e-mail da comissão organizadora do evento. O número estimado de participante é de 50 pessoas.
A Rede de Pesquisa Embarcados é formada pelos campi de Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro e Salvador da UNEB, mais o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),
A iniciativa também conta com a parceria da educação básica, através do Colégio Estadual Presciliano Silva (CEPS), em Salvador, e dos Colégios Estaduais Brazilino Viegas (CEBV) e da Polícia Militar Professor Carlos Rosa (CPMA), ambos do município de Alagoinhas.