Nova edição do ETBCES traz Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula: inscrições abertas até dia 31/8

Concurso está aberto a pessoas de todas as faixas etárias e gêneros.

O XIII Encontro Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES), que será realizado pela UNEB nos dias 11 a 17 de setembro próximos, traz em sua múltipla programação o I Concurso Beleza Negra do Quilombo Cabula (CBNQC).

Aberto à participação de pessoas de todas as faixas etárias e gêneros, o concurso tem caráter simbólico, sem competição, com o objetivo de valorizar a beleza presente na diversidade dos seres humanos e dar visibilidade à comunidade do Cabula e bairros do entrono do Campus I da universidade, em Salvador.

As inscrições para o I CBNQC estão abertas, gratuitamente, até o dia 31 de agosto, por meio de link no perfil @_etbces (Instagram). Para candidato estudante, a escola deve enviar seu nome até o dia 5 de setembro.

São 40 vagas para o desfile, em homenagem aos 40 anos de existência da UNEB. O concurso acontecerá no dia 16 de setembro, às 14h, no campus da instituição. O desfile será divido em blocos de três candidatos por geração: uma criança, um jovem e um idoso.

“Dar visibilidade a essas pessoas, que são importantes personagens de histórias não contadas nem escritas, é dar espaço para que crianças, jovens, adultos e idosos tenham o direito de conhecer as suas raízes, e para que tenham em quem se inspirar. Elas e eles são as verdadeiras heroínas e heróis”, afirma texto da organização do evento.

Universidade e comunidades

A 13ª edição do ETBCES tem como tema “Universidade e comunidades: horizontes de transformação”.

A programação contará com produções culturais, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas, feira de saúde e meio ambiente, rodas de conversa, roteiros turísticos, entre outras atividades.

Durante o encontro, também acontecerão a X Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo de Base Comunitária e à Economia Solidária, a IX Feira de Meio Ambiente e Saúde, o III Encontro de Música, Educação e Resistência e o II Festival da Laranja, além do I CBNQC.

O encontro é uma iniciativa do projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e entorno (TBC Cabula), coordenado por uma equipe interdisciplinar da UNEB.

Iniciado em 2010, o projeto articula pesquisa, ensino e extensão com comunidades do antigo quilombo do bairro do Cabula, que compreende 17 localidades circunvizinhas ao campus da universidade (Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru, Cabula, Doron, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Fazenda Grande do Retiro, Mata Escura, Narandiba, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, Saramandaia, São Gonçalo do Retiro e Sussuarana).

A proposta do TBC Cabula é mobilizar e construir caminhos alternativos para o desenvolvimento local sustentável, a partir do turismo de base comunitária e da ecossocioeconomia.

Texto: Organização do evento, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.