Encontro de coordenadores de colegiados da UNEB impulsiona debate sobre acessibilidade e inclusão

Encontro constitui-se em um espaço-tempo de reflexão acerca dos saberes e fazeres da docência universitária

Acessibilidade Inclusão: compromisso social da UNEB. Esse foi o tema do II Encontro de Coordenadoras(es) dos Cursos de Graduação da universidade, realizado nos dias 9 e 10 de agosto, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador.

O encontro constitui-se em um espaço-tempo de reflexão acerca dos saberes e fazeres da docência universitária, materializando, mais uma vez, o traço distintivo da UNEB como instituição de ensino superior marcada por uma práxis dinâmica e engajada na construção de futuros possíveis a todas, todos e todes os sujeitos contemporâneos.

A mesa de abertura contou com a participação da reitora da instituição, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, da pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, e do presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif.

Reitora Adriana: Fundamental reflexão e ação na direção da inclusão dentro da UNEB

“Estamos aqui para dialogar com os coordenadores de colegiados e diretores de departamento de todos os campi sobre a questão da acessibilidade e inclusão, e sobre as formas de superar os desafios ainda existentes na universidade. A UNEB é uma instituição que tem 40 anos de história e que adotou o sistema de cotas há 20 anos para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Esses grupos estão presentes na universidade e demandam uma atenção diferenciada tanto na dimensão pedagógica, quanto na dimensão administrativa e na sua mobilidade nos espaços que devem ser inclusivos. É fundamental integrar pensamento, reflexão e ação para que possamos progredir na direção da inclusão”, declarou a reitora.

Dayse: Encontro para dialogar e encontrar soluções a cerca da graduação

A vice-reitora, Dayse Lago, ressaltou a relevância do encontro para que os coordenadores possam dialogar e encontrar soluções sobre as questões que impactam o desenvolvimento dos cursos de graduação. “Eventos como esse favorecem o pensamento coletivo no sentido de evoluir na qualidade da oferta dos cursos de graduação, buscando sempre a excelência na formação profissional e pessoal dos nossos estudantes”, afirmou.

Paulo Gabriel Nacif: Acessibilidade e inclusão ainda são desafios para educadores

Segundo o presidente do CEE, Paulo Gabriel Nacif, a acessibilidade e a inclusão ainda são desafios a serem encarados pelos educadores. “Temos consciência da dificuldade que enfrentamos, como professores, para garantir a acessibilidade e a inclusão na educação. Hoje é fundamental ficarmos atentos a todos os aspectos, seja em relação à etnia, ao gênero, às pessoas com deficiência ou às questões culturais. Penso que o papel da UNEB é continuar nesse caminho e buscar o avanço”, destacou.

Gabriela: Efetivação do papel da universidade e inclusão dos estudantes

Pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel, frisou que o evento busca discutir com os coordenadores de colegiados “a efetivação e o papel da universidade na acessibilidade e inclusão das pessoas, dos estudantes, dos nossos cursos de graduação e realizar proposições para pensar o lugar do coordenador e o seu papel como gestor no gerenciamento dos cursos de graduação da UNEB”.

A abertura do evento contou também com a presença dos representantes da coordenação da Seção Sindical dos Docentes da UNEB (Aduneb), o professor Clóvis Piau, do Fórum de Coordenadores de Colegiados dos cursos de graduação da universidade, professora Rita Lobo, do Fórum de Diretores de Departamento da universidade, professora Érica Macedo, e da coordenadora da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da instituição, professora Francine Mendes.

Papel da universidade na acessibilidade

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, reuniu 169 coordenadores de colegiados dos cursos de graduação e os 31 diretores de departamento da universidade, entre eles, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII, em Paulo Afonso, Vinicius Santos.

Vinicius: Preciso pensar formas de garantir que todas(os) possam contribuir para ciência

“Um evento com o tema de acessibilidade e inclusão é uma oportunidade valiosa para a instituição, pois permite refletir sobre o papel da universidade na produção e difusão do conhecimento científico, considerando as necessidades e as potencialidades das pessoas que fazem parte dessa comunidade tão grande e diversa. É preciso pensar em formas de garantir que todos possam participar e contribuir para o desenvolvimento da ciência, da cultura e da sociedade”, salientou o docente.

Aurilene: Acessibilidade e inclusão fazem parte do cotidiano dos professores

A professora Aurilene Rodrigues, coordenadora do colegiado do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro, também participou da atividade e ressaltou: “A questão da acessibilidade e inclusão é relevante e faz parte do dia a dia da sala de aula. Precisamos oferecer essa visão pedagógica na perspectiva da inclusão e do acolhimento dos estudantes da nossa instituição“.

O encontro ainda oportunizou a conferência “Acessibilidade e inclusão: compromisso social da UNEB”, que foi proferida pela pesquisadora Genigleide da Hora, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 

Toda a programação da iniciativa contou com palestras, reuniões, grupos de trabalhos, trocas de experiências e atividade cultural, destaque para a reunião de diretores de departamentos, que aconteceu no dia 10 de agosto.

Confira galeria de fotos do Encontro

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom e Antônio Carvalho/Ascom