A UNEB convida a sua comunidade acadêmica para participar do “Dia D da Estatuinte”, que será realizado no próximo dia 4 de setembro, às 9h, no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador.
O evento, que também terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube, visa apresentar à comunidade a metodologia para operacionalização de implementação da Estatuinte.
“O Estatuto da UNEB é um documento que define os princípios, as finalidades e a organização da universidade. Esse novo documento será reflexo da nossa identidade, dos nossos valores e dos nossos sonhos como instituição. Queremos que o novo Estatuto seja elaborado com a contribuição de toda a nossa comunidade acadêmica. Por isso, convocamos todas e todos para participar da mobilização no dia 4 de setembro e fazer parte dessa construção coletiva, democrática e participativa”, convoca a reitora Adriana Marmori.
O processo da Estatuinte terá as seguintes etapas: Etapa Local, Etapa Estatuinte Territorial e Congresso Estatuinte.
Nas etapas locais e territoriais, a comunidade acadêmica da UNEB, constituída pelos docentes, técnicos administrativos e discentes, participará de debates com a finalidade de elaboração de um documento de cada segmento da comunidade, ouvindo também a comunidade externa. Esses documentos por segmento serão sistematizados e, posteriormente, encaminhados ao Congresso Estatuinte.
De acordo com o cronograma estabelecido na Resolução 1.594/2023, do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, o período de debates da etapa local do processo ocorrerá entre os meses de setembro e novembro deste ano. Já a etapa territorial e o Congresso Estatuinte estão previstos para o primeiro semestre de 2024.
A previsão é que a proposta do novo Estatuto, após apreciação e deliberação pelo Congresso Estatuinte, seja encaminhada ao Conselho Universitário da universidade em junho de 2024.