Arte: UNEB recebe exposição que homenageia lendária Mulher de Roxo

Peça está em exposição no Campus I e irá compor programação do II Festival da Primavera da UNEB

Está em exposição no Campus I da UNEB, em Salvador, a escultura “Vaca Roxinha Urbana” do artista Denissena Fóssil.

A peça apresentada em parceria do artista com a Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da universidade irá compor a programação do II Festival da Primavera da UNEB, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro. 

A exposição homenageia Florinda Santos – A Mulher de Roxo – moradora em situação de rua que circulou misteriosamente pelo Centro Antigo de Salvador por décadas até falecer em 1997. “Ela foi uma personagem das ruas e a obra é uma forma de lembrá-la naquele que foi seu espaço de vida”, declarou o artista.

Morador do Cabula, Denissena Fóssil tem uma relação antiga com a universidade, tendo participado do projeto de extensão Grafipaz, de oficinas de serigrafia e de campanhas visuais da instituição. 

A “Vaca Roxinha Urbana” integrou a exposição na edição de 2019 da “CowParade Salvador”. A CowParade (“Desfile das Vacas”, em português) é um dos maiores eventos de arte urbana do mundo, tendo sido criado na Suíça em 1998, com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras.

Texto e foto: Leandro Pessoa/Ascom