As principais doenças da manga e seu manejo no Brasil foram tema da participação da pesquisadora e professora do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, Ana Rosa Peixoto, que representou o Brasil no 10º Congresso Internacional de Manga e Abacate, realizado no último mês de agosto, na cidade de Casma, no Peru.
O congresso, organizado pela Associação dos Agricultores de Casma, reuniu 12 palestrantes de diferentes países, como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Peru, com o objetivo de proporcionar conhecimento aos produtores, exportadores e importadores sobre novas tecnologias e tendências para a produção de manga e abacate para os diversos mercados.
A expertise do cultivo de manga no Brasil é referência no mercado da fruticultura no mundo. De acordo com a professora Ana Rosa, participar do congresso apresentando os resultados da pesquisa brasileira para o setor foi uma oportunidade de representar o país, bem como a região e a UNEB. ”Além de proporcionar o intercâmbio de pesquisas e conhecimentos sobre a produção dessas frutíferas em diferentes partes do mundo em um evento de grande relevância para a agricultura internacional”, destacou.
A palestra tratou sobre as principais doenças que infectam os pomares de manga na região do Submédio do Vale do São Francisco, com destaque para os aspectos da sintomatologia e diagnose, as condições que favorecem a sua ocorrência, bem como as principais medidas de manejo que são utilizadas para o controle dessas doenças.
A Associação dos Agricultores de Casma, organizadora do evento, é composta por pequenos e médios agricultores dedicados à produção e exportação de cultivos de qualidade e de alto nível tecnológico. A instituição é a principal organização agroexportadora da costa norte peruana.
Texto: com informações de Ianne Lima, DCTS Campus III. Foto: arquivo pessoal