Em sua sexta edição, o programa Reitoria em Movimento desembarcou, na última quinta-feira (28), no Departamento Multidisciplinar de Ciências e Educação (DMCE) do Campus XXV da UNEB, em Lauro de Freitas.
A iniciativa foi lançada na unidade com a mesa de abertura presidida pela reitora da universidade, Adriana Marmori, que celebrou a importância do recém-criado departamento para a comunidade acadêmica da instituição.
“A criação desta unidade em Lauro de Freitas é simbólica e histórica para a universidade, pois é o primeiro departamento criado a partir da comunidade acadêmica local. Estar aqui com o programa Reitoria em Movimento significa firmar o nosso compromisso, enquanto gestão, de trazer a administração central para promover o diálogo, levantamento de questões, produção de novos projetos entre a comunidade acadêmica e externa e de ocupar espaços da universidade de forma mais densa”, afirmou.
A vice-reitora, Dayse Lago, destacou que o programa Reitoria em Movimento permite que “possamos ouvir com atenção às necessidades da comunidade acadêmica deste departamento e buscar soluções conjuntas para fortalecer a nossa universidade, garantindo a qualidade e a excelência da educação superior do nosso povo”, disse.
A diretora do DMCE XXV, Maria Helena Amorim, destacou que o programa valoriza o trabalho integrador para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão de todos os campi da universidade. “O Reitoria em Movimento busca um futuro de diálogos e parcerias, construção coletiva com a nossa universidade e de pontes acadêmicas para que a população pobre tenha acesso igualitário ao ensino superior”, frisou.
A passagem do Reitoria em Movimento pelo Campus de Lauro Freitas reservou ainda atividades culturais como a Ciranda dos integrantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da universidade e a apresentação da Filarmônica do Centro Educacional Olavina Calazans, em Lauro de Freitas.
Espaços de escuta e diálogos
O Programa tem o objetivo de ampliar os espaços de escuta e diálogo entre gestores e as comunidades acadêmica e externa da universidade, a partir da transferência dos gabinetes dos órgãos da gestão, por período definido, para o interior baiano.
“Ficamos muito felizes de ter espaço e voz neste programa promovido pela gestão da UNEB. Enquanto discente e moradora de Lauro de Freitas, compreendo que o departamento da universidade instalado aqui na cidade tem muito a oferecer com ensino superior público de qualidade para a nossa população“, considerou a estudante do curso de Pedagogia do DMCE XXV, Mirela Santos.
A coordenadora do curso de Pedagogia do Departamento, Édila Martins, expressou sua satisfação com a presença dos representantes da administração central da universidade. “A presença dos gestores, aqui no nosso Campus de Lauro de Freitas, demonstra que a UNEB é uma instituição que valoriza a democracia, o diálogo e a inclusão“, salientou.
Segundo a representante dos servidores técnicos, Fernanda Badaró, o Reitoria em Movimento “permite uma interação mais direta com os atuais gestores da universidade e de envolvimento da comunidade acadêmica na defesa do ensino superior público”, afirmou.
Esta edição do programa contou com as presenças dos pró-reitores de Administração (Proad), Rosângela Matos, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, e de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura.
Durante todo o dia foram realizadas reuniões entre a reitora, os docentes e coordenadores dos cursos do departamento, bem como encontro da representante da Proad com servidores técnicos e colaboradores terceirizados.
Os encontros permitiram que os docentes, técnicos e estudantes apresentassem as suas demandas, esclarecessem dúvidas e dialogassem sobre propostas de ações conjuntas.
As atividades do programa ainda reservou a visita dos gestores da universidade às instalações do campus de Lauro de Freitas.
O programa – A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom