A defesa da democracia e da diversidade na comunicação das instituições de ensino superior no país deu a tônica da abertura do XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, realizada na manhã de hoje (18) no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador.
A maioria das falas dos gestores da UNEB e da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), promotoras do evento, e dos convidados fez jus à temática central dessa edição – “Diálogos sobre diversidade e democracia” –, que se estende até o próximo dia 20.
“A pauta deste fórum atravessa fortemente a vida e a história da UNEB. Somos a primeira universidade pública no Brasil a implantar o sistema de cotas sociorraciais 20 anos atrás. Apesar dos avanços, as instituições ainda têm um longo caminho a percorrer na perspectiva da comunicação educativa e social, do respeito e da garantia do direito de ser diferente, da diversidade”, destacou a reitora Adriana Marmori, que presidiu a solenidade.
Segundo a reitora, é preciso “combater as fake news, o obscurantismo e todas as formas de preconceito, que assolam vidas”. “Que a democracia seja, de fato, o vetor de toda a convivência humana, promovendo o acesso à informação com liberdade e pluralidade. As universidades públicas são fundantes nesse processo, porque são propulsoras do desenvolvimento social, politico e econômico da sociedade”, reiterou Adriana Marmori, lembrando o escritor indiano Amit Ray: “A diversidade é o arco-íris da vida, e a inclusão é a dança da alma”.
“Para a nossa associação, é um privilégio estar aqui, com todo esse acolhimento e a qualidade da organização do nosso fórum. Mais uma vez, a UNEB superou as nossas expectativas“, salientou o presidente da ABTU, Fabiano Pereira.
Continuar falando de diversidade e democracia, reforçou o presidente, é preciso “porque o Brasil continua mostrando que tem muito ainda a avançar nesse campo”.
Compuseram a mesa de abertura, além da reitora e do titular da associação, a vice-reitora Dayse Lago, a assessora de Comunicação (Ascom) da universidade, Wânia Dias, o assessor da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República Octavio Penna, o secretário executivo da Associação de Televisões Educacionais e Culturais Ibero-americanas (Atei), Miquel Domènech, a presidente honorária da Tal Televisão Latino-americana, Malu Campos, a diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maíra Bittencourt, a coordenadora-geral TV UNEB e diretora de Relações Institucionais da ABTU, Qhele Jemima, e o coordenador em exercício da TV UNEB, Ícaro Rebouças.
Antes da formação da mesa, a docente da UNEB Gislene Moreira apresentou o espetáculo “Sertões contemporâneos” e lançou o livro “Munturo“, de sua autoria.
Compromisso de fortalecer a comunicação
A proposta de trazer a 18ª edição do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária para a UNEB foi prontamente assumida pela Reitoria da UNEB, que acompanhou todos trâmites e etapas de execução desde o início.
A vice-reitora Dayse Lago contou que a atual gestão universitária assumiu o compromisso de fortalecer e atualizar a TV UNEB e a comunicação na multicampia da universidade.
“É muito importante a veiculação de informações e dados relevantes e corretos, não só para divulgarmos o que a universidade produz, mas também para a formação das pessoas nas comunidades interna e externa, a formação de sujeitos emancipados e emancipadores”, enfatizou a vice-reitora.
Toda a organização do evento foi coordenada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e a TV UNEB, em parceria com a ABTU.
“Hoje é o dia de culminância de tantas ações, ideias e parcerias, e de muito trabalho. Uma grande equipe veio, ao longo deste ano, atuando diuturnamente para tornar este o maior Fórum Brasileiro de Televisão Universitária já realizado“, assegurou Wânia Dias (Ascom).
Para a assessora de Comunicação, “esta é uma universidade que, há 40 anos, já nasceu multiterritorial, inclusiva e democrática. A UNEB tem, desde o berço, o compromisso com a diversidade e a democracia, valores e princípios que, não por acaso, são os alicerces desta edição do fórum”.
“Gratidão à nossa reitora, à vice-reitora, aos pró-reitores, aos secretários e assessores especiais da Reitoria, aos diretores de departamento, à equipe da Ascom e TV UNEB, aos parceiros, enfim a todas e todos os que se envolveram conosco nessa grande realização”, acrescentou Wânia Dias.
O assessor da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República Octavio Penna informou que, ontem (17), em Brasília, 32 reitores de universidades federais assinaram um acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para operar 73 emissoras de rádio e televisão.
“Esse é o maior movimento de expansão da comunicação universitária na história deste país. Falo de instituições federais, mas é tempo também de pensarmos nas universidades estaduais e privadas nessa parceria”, adiantou o assessor do órgão federal.
Após a sessão solene, ainda no período matutino, o teatro universitário recebeu o primeiro “diálogo”, sobre diversidade e representação no audiovisual, com a participação de ator, roteirista e influenciador digital Tiago Almasy e da jornalista e repórter de televisão Tarsilla Alvarindo.
A ampla e diversificada programação do fórum se prolonga até esta sexta-feira (20).
Saiba mais:
UNEB e ABTU realizam 18ª edição do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária: de 18 a 20/10
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.