Estudantes e docentes da área de comunicação e gestores das televisões universitárias do Brasil participaram do XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no Campus I da UNEB, em Salvador.
O evento, promovido pela universidade e a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), teve como objetivo reiterar o compromisso da universidade com a democracia, e que mais uma vez se posiciona nacionalmente em defesa dos valores e princípios da comunicação pública.
Durante a cerimônia de encerramento, o coordenador-geral da TV UNEB, Ícaro Rebouças, destacou o saldo positivo dos três dias de atividades e a importância do evento para o fortalecimento das televisões universitárias no país.
“Realizar o fórum foi um grande desafio, pois envolveu muitas atividades em uma estrutura ampla, mas também foi muito gratificante promover essa iniciativa, que reuniu estudantes e gestores das TV’s universitárias para discutir sobre diversidade e democracia no audiovisual. Ficamos muito felizes com o resultado desses três dias de atividades, que foram muito importantes para as TV’s universitárias e para a comunicação pública no Brasil. Tivemos debates muito ricos e que nos ajudam a pensar, formular, produzir conteúdos e planejar o futuro das TV’s universitárias”, ressaltou o coordenador-geral da TV UNEB.
O presidente da ABTU, Fabiano Pereira, elogiou o trabalho de todos os envolvidos na realização do evento e frisou que o fórum cria ambiente de possibilidades de parcerias e trocas de experiências entre os participantes.
“Com todos os desafios do tempo, de preparo e de planejamento, consideramos que o resultado final surpreendeu positivamente toda a ABTU, toda a equipe envolvida neste evento e de todos os participantes. Aqui, iniciamos uma construção de parcerias, novas possibilidades e troca de experiências, o que é o grande objetivo do nosso fórum. Então, toda nossa gratidão ao grupo de trabalho, à UNEB, à Assessoria de Comunicação da universidade e à TV UNEB que nos acolheram de uma forma tão brilhante”, afirmou o gestor.
Conhecimento e troca de experiências
A 18ª edição do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária promoveu um ambiente de novos conhecimentos e troca de experiências sobre a comunicação pública e a televisão universitária aos estudantes e professores que participaram.
“O fórum oferece um espaço de imersão de conhecimento na área da comunicação. As mesas de diálogos e as oficinas foram interessantes para ampliar minha visão sobre a área. Tive oportunidade de fazer a visita técnica na TV Bahia, onde pude conhecer os profissionais que trabalham diariamente com a comunicação. Gostei muito da experiência oferecida no evento e pretendo participar de outras edições do fórum”, disse David Alves, estudante do curso de Jornalismo da Uesc.
Com desejo de ingressar no audiovisual e produção de filmes, a estudante do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero da Ufba, Samile Barbosa, esteve presente nas atividades e ressaltou que o fórum “agrega, de forma construtiva, para a sua formação e oferece possibilidades de conhecer estudantes e profissionais experientes na área da comunicação“, afirmou a discente.
A coordenadora da TV UNEB do núcleo de Juazeiro, Klebia Muricy, destacou a importância do evento para divulgar o trabalho das TV’s universitárias e da comunicação pública.
“Vim acompanhada de 19 estudantes do curso de Jornalismo do campus de Juazeiro da UNEB. Aqui, eles estão tendo uma excelente oportunidade de conhecer o universo das TV’s universitárias e da comunicação pública, graças ao Fórum da ABTU“, afirmou.
O Fórum ABTU reuniu uma extensa programação como diálogos sobre diversidade na representação do audiovisual e experiências com a TV digital na Bahia, mostra de audiovisual de curtas, desfiles de cases, visita técnica a emissoras de TV de Salvador, assembleias, lançamentos de livros e da Revista ABTU, além de oficinas e atividades culturais.
Participaram do evento a diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti, jornalista e repórter da TV Bahia, Tarsila Alvarindo, e o ator e roteirista, Thiago Almasy, além de representantes do Governo Federal, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Canal Futura, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da TV Educativa da Bahia (TVE-Bahia).
A atividade ainda contou com a presença do diretor de fotografia da produtora Porta dos Fundos, Gui Machado, que minsitrou a oficina “Comunicação audiovisual simples e profissional”.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Ana Clara Oliveira, Danilo Cordeiro, Danilo Oliveira, Jônatas Pereira e Leandro Pessoa (Ascom/UNEB)