O colegiado do curso de Enfermagem, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, vai realizar o IV Simpósio de Doação de Órgãos nesta quarta-feira (25), no auditório da unidade.
A iniciativa, que integra o projeto de extensão Doe Vida, tem como tema “O ensino da Enfermagem no contexto da doação e transplante“.
A programação conta com palestras, mesas-redondas e depoimentos voltados à apresentação e discussão dessa temática tão relevante para a sociedade e comunidade acadêmico-científica.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade.
Segundo a coordenação do projeto, o simpósio tem como principal objetivo fomentar a discussão e sensibilização em relação à causa da doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes, possibilitando a troca de experiências, atualização e aprimoramento dos conhecimentos acerca do tema.
Idealizado pela docente Christielle Alencar, o projeto Doe Vida é coordenado por Alana Leite, com vice-coordenação de Joice Requião, ambas professoras do curso de Enfermagem.
A coordenação destaca que, em 27 de setembro passado – Dia Nacional de Doação de Órgãos –, a Secretaria da Saúde do estado (Sesab) divulgou dados do Sistema Estadual de Transplantes em que consta que o número de doadores de múltiplos órgãos aumentou mais de 58% no período de julho a agosto de 2023, saltando de 12 para 19 doadores. Nos oito primeiros meses deste ano, a Bahia totalizou 106 doadores de múltiplos órgãos. O estado conta com uma rede com 23 centros transplantadores, dos quais sete oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Inscrições (gratuitas): SGE/UNEB.
Informações: @doe.vidaa (Instagram).
Texto: Irenilda Maria/NAC/DEDC/Campus VII, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.