Campus de Juazeiro sedia terceira cerimônia de entrega dos Prêmios UNEB Agradece e Reconhece

Honraria foi concedida a personalidades e servidores de Juazeiro, Sr. do Bonfim e Paulo Afonso

O Campus III da UNEB, em Juazeiro, sediou, na última quarta-feira (25), a terceira cerimônia de concessão do Prêmio UNEB Agradece – Troféu Edivaldo Machado Boaventura e do Prêmio UNEB Reconhece – 40 anos.

A iniciativa, promovida pela Reitoria da universidade, homenageou personalidades civis e políticas, membros da comunidade acadêmica e servidores aposentados da UNEB de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Ao todo, foram agraciadas com o prêmio 37 pessoas.

A solenidade de entrega das honrarias teve a participação do pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), João Rocha, e do assessor especial da Reitoria, Marcelo Pinto, ambos representaram a reitora Adriana Marmori na entrega dos troféus.

“Os Prêmios UNEB Agradece e Reconhece é uma forma de reconhecimento e agradecimento da universidade por aquelas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para o fortalecimento da nossa instituição. É um momento em que a gestão universitária, através da reitora Adriana Marmori, presta homenagem àquelas pessoas que, de certa forma, potencializaram a ação da universidade dentro do território seja ela docente, servidor técnico, aposentado, estudante e/ou representações políticas e civis. Isso mostra o compromisso da UNEB com a inclusão e a diversidade”, considerou o pró-reitor da Proinfra, João Rocha.

O assessor especial da Reitoria, Marcelo Pinto, ressaltou que a implantação desses prêmios tem uma importância máxima porque reconhece as pessoas que historicamente contribuíram para o desenvolvimento da educação no estado através da UNEB. “A democratização do ensino tem propiciado maior desenvolvimento em todos os aspectos e também fortalece os nossos laços humanos, de carinho, de sinceridade e de solidariedade dentro da universidade”, descreveu.

Servidora do Campus III da universidade, em Juazeiro, Alice Dias, atuou na instituição desde à fundação e foi escolhida pelos pares na categoria aposentada. “Fico muito feliz e grata com o reconhecimento da minha trajetória aqui e sei que toda essa dedicação não foi em vão. Apesar de aposentada, continuo sendo dessa casa”, disse.

A professora Carmélia Miranda, do Campus VII, de Senhor do Bonfim, exerceu a docência na UNEB por 36 anos contribuindo com o fortalecimento do ensino da graduação e da pós-graduação. “Essa honraria é recebida com o sentimento de gratidão pelo reconhecimento da dedicação de uma vida, onde como docente, pude contribuir com a formação de várias gerações de professores de história em diversas regiões da Bahia”, afirmou.

O Prêmio UNEB Reconhece foi entregue a diretora do Campus VII da UNEB, Suzana Almeida. A docente frisou a importância da universidade na história da educação da superior pública na Bahia. “A UNEB tem abrangência e identidade diferentes de todas as outras instituições e a comunidade acadêmica tem um envolvimento e uma relação com essa universidade que gera uma identificação e algo que é tipo uma marca que fica pra vida toda. Essa premiação é mais um gol assim de letra que a UNEB faz”, salientou.

Também homenageada na cerimônia, a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro, Edonilce Barros, definiu a criação dos prêmios como gesto de grandeza da instituição. “Essa ação é muito relevante porque reconhece pessoas da comunidade interna com uma homenagem pelos serviços prestados. Para a comunidade externa também é uma forma de reconhecimento que vem, principalmente, daqueles que apoiam de alguma forma a universidade.”, destacou.

Servidor aposentado do Campus de Juazeiro, José Adauto Ramos, considerou o momento muito especial. “Também sou grato à UNEB por ter reconhecido o trabalho que dediquei a essa instituição durante mais de vinte e sete anos. Fico satisfeito em ter contribuído. Esse é um momento muito especial”, contou.

O evento ainda contou com uma programação surpresa que foi a apresentação da Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia, que é Patrimônio Cultural de Juazeiro.

Texto: Ianne Lima – DTCS Campus III – Juazeiro, com edição da Ascom

Fotos: André Felipe dos Santos – DTCS Campus III – Juazeiro