CAMPUS VII: nova edição do Novembro Negro tematiza avanços e desafios nos 20 anos da Lei 10.639 (dias 4 a 7/12)

Programação contará com apresentações artísticas, mesas-redondas, oficinas, cine-debate e lançamento de livros.

As lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais são lembradas e comemoradas neste mês de novembro, sendo o dia 20 considerado o Dia Nacional da Consciência Negra.

Para marcar a data, o Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, vai realizar o VI Novembro Negro, nos próximos dias 4 a 7 de dezembro.

Com o tema “20 anos da Lei 10.639: conquistas e desafios“, o evento é aberto à comunidade acadêmica e público externo. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade, dando direito a certificado de participação.

A programação da sexta edição contará com apresentações artísticas e culturais, conferências, mesas-redondas, oficinas, cine-debate e lançamento de livros.

A Lei federal 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos do ensino fundamental e médio, visa promover a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Essa edição do Novembro Negro tem o apoio do Grupo de Estudos em Educação Científica (Geec) e do projeto Saúde Afro do campus, e do polo de Senhor do Bonfim do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Acesse aqui SGE/UNEB para inscrição

Texto: Irenilda Maria/NAC/DEDC/Campus VII, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.