Audiência pública na Alba debate ampliação das ações da UNEB no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Em audiência pública realizada na manhã de hoje (22), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, foi discutida a implantação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Subúrbio Ferroviário da capital baiana.

Requerido pelo Movimento em Defesa da Universidade do Subúrbio (Modus) e proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida, o encontro contou com a presença da reitora da UNEB, Adriana Marmori, e de representações políticas, da sociedade civil e do Governo Estadual.

“Aqui, nesta data, estamos debatendo a implantação de um novo campus a partir da escuta do povo, a partir de um processo democrático de mobilização social. Essa é uma demanda legítima, que vem das bases e coaduna com o que defendemos, enquanto projeto republicano de nação, que coloca os sujeitos sociais no protagonismo da história, afirmando o que querem e como querem. Então, como reitora da UNEB, me coloco inteiramente à disposição para o diálogo e para a ação”, destacou a reitora.

O deputado Robinson Almeida ressaltou a importância do debate para implementação da UNEB no Subúrbio. “Esse encontro é importante para encaminharmos um projeto sólido e sensibilizar as instituições e o Governo do Estado a investir na estrutura necessária como espaço físico, contratação de professores e técnicos”, afirmou.

Para o representante do Modus e professor do Colégio Estadual Nelson Mandela, Nilton Araújo, a implantação da universidade representará avanço e desenvolvimento para a região. “ Hoje somamos cerca de 600 mil habitantes no subúrbio de Salvador. A chegada da UNEB marcará profundamente a autoestima da nossa população e o desenvolvimento da nossa comunidade”, frisou.

A audiência pública contou também com a participação de estudantes do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizado no bairro de Periperi, em Salvador, e de representantes do movimento secundarista estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“A implementação do campus da UNEB no Subúrbio Ferroviário de Salvador irá contribuir com a formação dos jovens, a partir oferta local de vagas para ingresso no ensino superior público”, defendeu o líder estudantil, Luiz Gustavo.

Segundo a representante da UNE, Gisele Freire, a chegada da UNEB no Subúrbio possibilita que “os estudantes e moradores da localidade tenham acesso à universidade pública com facilidade e garantindo a permanência dos discentes em sala de aula”, declarou.

Ao final da audiência, o deputado Robinson Almeida firmou o compromisso de montar um grupo de trabalho que envolverá a UNEB, Secretaria de Educação, Poder Legislativo estadual e a comunidade para elaboração do projeto de implantação do campus da universidade no Subúrbio de Salvador.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom