UNEB implanta conselho gestor do Programa de Arte e Cultura da instituição 

UNEB passa a integrar grupo de universidades públicas brasileiras que dispõem de conselhos de Arte e Cultura

Na manhã de hoje (12), a UNEB implantou o conselho gestor do Programa de Arte e Cultura (Proarte) da universidade.  

A atividade, transmitida pelo canal da TV UNEB, no YouTube, foi aberta com a performance poética das escritoras baianas Sandra Liss, Vânia Melo e Pók Ribeiro, reunidas em uma roda de poemas “Mulheres e Seus Versos Afiados”.  

A instalação do programa foi conduzida pela reitora da universidade, Adriana Marmori. “A UNEB tem a arte pulsante em suas comunidades, na sua tradição, na ancestralidade. A convergência para a constituição de um programa institucional é muito importante porque vai alavancar a Arte na universidade, inspirando possíveis novos cursos, trabalhos com novas linguagens artísticas, além do fortalecimento de parcerias com órgãos de fomento e de equipamentos culturais nas comunidades”, declarou a reitora que, na ocasião, recitou versos poéticos de sua autoria. 

Aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da UNEB, em junho deste ano, o Programa de Arte e Cultura é um instrumento voltado para o apoio e fomento de ações extensionistas nesta área.

“Consta em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional a importância da Arte e da Cultura para a formação cidadã. Nessa UNEB tão diversa, tão extensa, ter um conselho com representantes da comunidade externa e de todos os territórios vai ser uma esperança de traduzir essa diversidade que nos constitui”, frisou a vice-reitora Dayse Lago.

A solenidade de instalação do programa contou ainda com a participação do chefe de gabinete da Reitoria, Pedro Daniel Souza, da pró-reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira, da pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário; da presidenta do Conselho Gestor do programa, Daniela Galdino, além do artista Manoel Campos e do MC Mamah

“A partir do Proarte, buscaremos promover uma revolução cultural na Bahia. A UNEB tem um compromisso multiterritorial e suas políticas extensionistas possuem um olhar dedicado à arte e cultura em nosso estado”, explicou Daniela Galdino, também gerente de Apoio à Cultura e às Ciências da Proex.

O Conselho Gestor do programa que foi constituído dispõe de 48 assentos destinados a titulares e suplentes representantes das Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Ações Afirmativas (Proaf), de Infraestrutura (Proinfra), de Assistência Estudantil (Praes), da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), do Fórum de Diretores e dos Núcleos Territoriais da universidade.

Extensa programação

Logo após a solenidade, o Conselho Gestor seguiu reunido para iniciar as suas atividades.

À tarde o grupo participou da mesa de debate “O Papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas”, que reuniu a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella; a diretora de Cultura do município de Itacaré, Ronara Criola; a conselheira municipal de Cultura Arcoverde, Gabi Beneditta. A atividade foi mediada pela professora Cláudia Vasconcelos, membro do Conselho Gestor do Proarte.

Amanhã (13), a programação será voltada para trabalhos internos com o Encontro de Planejamento Estratégico do Conselho Gestor do Proarte. A atividade reunirá conselheiras e conselheiros titulares e suplentes para um estudo coletivo da Resolução CONSU UNEB nº 1583/2023, que institui o programa no âmbito da UNEB; será discutido também o Regimento Interno do Conselho e o Edital Proarte 2024.  

A expectativa é que o primeiro edital, a ser publicado já no início do semestre acadêmico de 2024, fomente projetos e programas de extensão vinculados aos eixos de Mobilidade, Circulação e Residência artística; Formação, Experiência e Fruição; Produção Artística e Economia da Criatividade; Manifestação Popular, Patrimônio e Comunidades; Eventos, Feiras, Festas e Festivais artísticos.

Com a implantação do programa, a UNEB passa a integrar o grupo de universidades públicas brasileiras que dispõem de conselhos de Arte e Cultura (ou similar) dentro da estrutura de gestão.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem (destaque): print TV UNEB – YouTube