No próximo dia 21 de dezembro, às 16h, será realizado o ato de formatura e encerramento da Campanha de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”. A cerimônia acontecerá no Parque de Exposições de Salvador.
A iniciativa marca a conclusão do processo de alfabetização de cerca de 3,5 mil pessoas, com atividades desenvolvidas em 16 municípios baianos. A UNEB participa com a mediação e realização dos planos de trabalho. As aulas de alfabetização para jovens, adultos e idosos acontecem por meio de telenovelas.
Além dos formandos, a solenidade terá a participação da comunidade acadêmica, educadores, autoridades e representantes dos movimentos sociais.
A campanha é promovida em parceria com a UNEB, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Secretaria estadual de Educação (SEC).
O método “Sim, Eu Posso” foi desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (Iplac), na década de 1990, em Cuba. Através dele, o país conseguiu erradicar seus índices de analfabetismo. A ação vem sendo aplicada no Brasil desde 2006 através do MST.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem (destaque): Divulgação