Câmara de Vereadores de Juazeiro homenageia 40 anos de institucionalização da UNEB

Cerimônia contou com participação da comunidade acadêmica da universidade

A UNEB recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Juazeiro, em sessão especial, pelo aniversário de 40 anos da instituição, com destaque para o aniversário de 20 anos do curso de Jornalismo e dos 25 anos do curso de Direito do Campus III da universidade. A honraria aconteceu na última terça-feira (12). 

Vereador Mitu do Sindicato presidiu a sessão solene e desatcou a importãncia da UNEB para o estado”

A condecoração foi proposta pelo vereador Emerson José da Silva, o Mitu do Sindicato, que presidiu a sessão solene. O edil destacou a importância da presença da UNEB para a região e lembrou também do legado da saudosa Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf), que foi incorporada à UNEB na década de 1980. “Precisamos cuidar dessa instituição de ensino que, sem sombra de dúvida, tem transformado para melhor a vida da população de Juazeiro”, destacou Mitu.  

A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, Edonilce Barros, agradeceu ao vereador por presentear a UNEB com a cerimônia e relembrou que a instituição já nasceu contando com Juazeiro, fazendo alusão à fundação da saudosa Famesf e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (FFCLJ), que deu origem ao DCH.

Edonilce: “Feliz por comemorar 40 anos da UNEB, presente em todos os territórios da Bahia”

“O DCH III só começou suas atividades quando foi implantando o curso de Pedagogia, nos anos 1980. Logo depois, veio o curso de Jornalismo em Multimeios, que hoje completa 20 anos. Por tudo isso, é uma felicidade estar comemorando os 40 anos dessa universidade multicampi presente em todos os territórios de identidade da Bahia”, destacou. 

A UNEB, por meio de suas faculdades antecessoras, representa um importante impulso no ensino superior do Vale do São Francisco. A diretora do DTCS, Gertrudes Macario, falou sobre o protagonismo dessas graduações.

Gertrudes: “Nossos egressos contribuem com as mais diversas áreas das ciências jurídicas no país “

“Estamos também comemorando os 25 anos do curso de Direito e é muito satisfatório saber que nossos egressos estão contribuindo com as mais diversas áreas das ciências jurídicas em todo o país. Assim, como nossos egressos do curso de Engenharia Agronômica, antiga FAMESF, que está no seu 63º aniversário contribuindo com a produção de alimentos no Brasil e no mundo”, frisou, acrescentando, ainda que tem orgulho de ser unebiana e de fazer parte de uma comunidade que luta em prol da educação, da formação profissional, intelectual e humana daqueles que optaram em estudar na UNEB.

Relevância para a região 

A graduação em Direito da UNEB de Juazeiro representa o marco do ensino jurídico na região. A coordenadora do curso de Direito, Bárbara Amorim, relembrou a luta comunitária e, em especial, o empenho e dedicação do professor Walney Sarmento (in memorian), que liderou a elaboração do projeto político pedagógico para que a graduação fosse implantada na UNEB em Juazeiro.  

Bárbara: “Fazemos educação que transforma no Sertão do São Francisco”

Nesses 25 anos, colhemos resultados maravilhosos, fazendo cultura no Vale do São Francisco com o curso de Direito mais antigo da região. Fazemos parte dessa universidade pública, inclusiva, diversificada e com ela democratizamos o ensino no Território do Sertão do São Francisco com uma educação que transforma e que traz resultados”, ressaltou Bárbara.

A qualidade da formação do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB de Juazeiro, atrai estudantes de diversas regiões do Brasil. O coordenador do curso, Emanuel Andrade, enfatizou que os jornalistas, formados na UNEB, estão fazendo história pelo país.

Emanuel: “Curso de Jornalismo da UNEB atrai diversos estudantes do Brasil”

“Podemos refletir que o cenário da imprensa mudou, do ponto de vista socioeconômico, cultural, social. Mas o valor real da imprensa, do prazer do jornalismo como horizonte fundamental para a democracia segue firme e forte, apesar da nossa luta diária de se combater as chamadas fake news que vêm, infelizmente, caminhando em paralelo na rotina de informação dos cidadãos”, refletiu.

A cerimônia contou com a presença dos servidores técnicos administrativos da UNEB, docentes e discentes da instituição, egressos, autoridades políticas e sociedade civil para homenagear a instituição. 

Texto: Ianne Lima. Fotos: André Amorim/Campus III – Juazeiro