Em clima de comemoração e agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para a consolidação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizada na tarde de ontem (18), a última sessão da entrega dos prêmios UNEB Agradece e UNEB Reconhece, no Teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.
A cerimônia, promovida pela Reitoria da universidade, homenageou membros da comunidade acadêmica e personalidades civis e políticas de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. A solenidade de premiação foi presidida pela reitora Adriana Marmori, ao lado da pró-reitora de Administração (Proad), Rosângela Matos.
“A UNEB é referência em educação, pesquisa e extensão em todo o estado da Bahia. Fico muito feliz em estar aqui e reconhecer as pessoas que participaram desses 40 anos de história da universidade, que ajudaram a construir sua reputação e excelência. Elas têm todo o nosso respeito e admiração, pois entregaram suas vidas a esta instituição que tanto amamos. A UNEB é um motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte dela e que seguimos empenhados em torná-la cada vez melhor e mais forte”, afirmou a reitora Adriana Marmori.
A vice-reitora Dayse Lago destacou que a premiação é um reconhecimento aos que colaboraram com o crescimento e aprimoramento da UNEB. “É com muito orgulho e satisfação que, nesses 40 anos, iniciamos essa celebração à comunidade unebiana e aos nossos parceiros externos, que ajudam e ajudaram a construir a UNEB como uma universidade popular, democrática, participativa e inclusiva.”
Comunidade acadêmica homenageada
A honraria foi dividida em quatro categorias reunida entre parlamentares, gestores públicos e representantes da sociedade civil, inovação e relevância social, e servidores aposentados da UNEB.
“É com muito prazer que recebo essa homenagem, que representa o reconhecimento da minha trajetória na UNEB. São 40 anos de dedicação à essa universidade, onde comecei como professora e hoje estou diretora de departamento. É uma alegria imensa compartilhar esse título com toda a equipe que me acompanha no dia a dia, que são os servidores, técnicos, analistas, terceirizados e pessoal de apoio. Finalizo 2023 com um sentimento de gratidão à UNEB por essa premiação”, disse Maria Helena Amorim. diretora do Departamento Multidisciplinar de Ciências e Educação (DMCE) do Campus XXV, em Lauro de Freitas.
A analista universitária e ex-assessora de Comunicação da UNEB, Josenildes Oliveira, celebrou a homenagem que recebeu. “Fico contente e emocionada de receber esse prêmio como técnica e analista universitária. Os servidores técnicos contribuem para o crescimento desta instituição todos os dias. Trabalham duro, se dedicam e merecem todo o respeito”.
Receber a condecoração foi uma honra para a docente aposentada, Adelaide Badaró, que dedicou sua vida ao crescimento da universidade. “Esse prêmio me enche de orgulho e emoção. Ele mostra que a UNEB reconhece e valoriza as pessoas que fizeram parte da sua história. Eu sou muito feliz por ter feito parte dessa instituição maravilhosa”.
Também uma das homenageadas, a estudante da universidade, Ana Carolina Costa também expressou alegria pelo prêmio. “É muito importante receber esse reconhecimento pela UNEB. Já tenho um tempo como estudante desta instituição e é uma experiência muito valiosa, já que a universidade nos oferece oportunidades para contribuir com a sociedade”.
Autoridades congratuladas
A cerimônia de premiação dos prêmios UNEB Agradece e UNEB Reconhece contou com a presença de representantes civis e políticos, que também receberam a honraria de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em contribuir para consolidação da universidade.
“Estou muito feliz e honrada com essa homenagem da UNEB, uma universidade que tem um papel fundamental na educação pública e na formação de professores na Bahia. A UNEB é uma referência em diversidade, qualidade e compromisso social. Eu sempre defendi a universidade e a escola pública como espaços de transformação e cidadania. Por isso, receber esse título é um grande incentivo para continuar lutando por essas causas. Agradeço à UNEB por esse título que me enche de orgulho e alegria”, disse a deputada federal Alice Portugal.
A deputada estadual, Olívia Santana, celebrou a homenagem recebida pela universidade. “Estou muito alegre com esse reconhecimento de valorização da UNEB com o meu trabalho. Isso é muito significativo para mim, o meu mandato é voltado para a educação. Sou uma educadora, tenho uma grande dívida com a universidade pública. E, por isso, quero agradecer a toda a comunidade acadêmica da UNEB e reiterar o meu compromisso com essa instituição”.
O também deputado estadual, Robinson Almeida, agradeceu à UNEB pela homenagem que lhe foi conferida. “Fico muito honrado com esse reconhecimento da universidade, que é um espaço de diversidade, inclusão e cidadania. Como deputado e membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura da Assembleia Legislativa, tenho uma parceria muito importante com a UNEB e tive o prazer de realizar uma sessão especial em comemoração aos 40 anos da instituição. Portanto, é uma satisfação estar aqui hoje recebendo esse troféu, que a UNEB concedeu a várias personalidades como uma forma de construir um relacionamento muito produtivo”.
Homenagem a Edivaldo Boaventura
Esta primeira edição da premiação homenageou o fundador e primeiro reitor da instituição, Edivaldo Boaventura. Em seu discurso, a reitora Adriana Marmori destacou a importância do docente para a universidade. “Entregar esse troféu é uma grande honra, pois eu tive uma grata satisfação de conhecer Edivaldo Boaventura. Ele tinha um amor profundo, senso de pertencimento e de defesa pela UNEB. O nosso desejo é que possamos carregar para os lugares onde nós atuamos um pouco do pensar desse grande educador baiano”.
Filha de Edivaldo Boaventura e pró-reitora de Planejamento da universidade, Lidia Boaventura, agradeceu a homenagem da instituição ao seu pai. “O prêmio em nome de Edivaldo Boaventura é um reconhecimento a esse idealizador de uma universidade em sistema multicampi na Bahia, que vem oferecer um ensino superior em todos os territórios do estado. Parabenizo a UNEB e agradeço como família por essa homenagem”.
Organizada pela Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai) da universidade, a sexta e última premiação do UNEB Agradece e UNEB Reconhece do ano homenageou aproximadamente 80 pessoas.
“Estamos com a sensação de dever cumprido por essa homenagem. Trabalhamos muito para que esse momento se realizasse em nossa universidade. Aqui, fechamos um ciclo que começou nos campi do interior, encerrando no Campus de Salvador e nos preparando para a segunda edição do Prêmio UNEB Agradece em 2024”, afirmou o secretário da Seai, Ricardo Moreno.
A última sessão do Prêmio UNEB Agradece encerra as comemorações dos 40 anos de fundação da instituição. A honraria visa homenagear personalidades civis e políticas, e servidores aposentados da universidade, que se destacaram, no ano de 2022, pela construção de parcerias e contribuição para a consolidação da universidade em todos os 27 territórios de identidade baianos, colaborando com a transformação da realidade social do estado.
Este ano, os prêmios UNEB Agradece e Reconhece homenagearam servidores e personalidades políticas e civis dos municípios de Teixeira de Freitas, Xique-Xique, Juazeiro, Alagoinhas e Brumado. A premiação passa a ser realizada anualmente.
UNEB Reconhece – Excepcionalmente, para o ano de 2023, foi oferecido, simultaneamente, o Prêmio UNEB Reconhece – 40 anos, uma premiação especial referente ao aniversário da universidade, celebrado neste ano.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira e Danilo Cordeiro/Ascom