Em ato de gentileza e solidariedade, a comunidade acadêmica da UNEB promoveu mais uma edição do projeto Luzes de Natal, na tarde de ontem (20), na região da Cidade Baixa, em Salvador.
A iniciativa, realizada pela Reitoria da UNEB, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), acolheu pessoas em situação de rua, com entrega de refeições e kits de cuidados pessoais.
Os preparativos e entrega dos donativos contaram com a participação da reitora da universidade, Adriana Marmori, a assessora da Ascom, Wânia Dias, e da diretora do Restaurante Universitário (RU), Telma Maia.
“O projeto Luzes de Natal é uma forma de espalhar esperança no gesto da gentileza. Isso é muito simbólico, mas é muito importante disseminar a lógica também do amor, do cuidado e do carinho dentro da universidade, nos aproximando das pessoas que mais precisam. Sabemos que isso não resolve o problema, mas alivia a dor daqueles e daquelas que vivem na rua. Que possamos levar a nossa reflexão desse lugar de ser humano que nós assumimos de ser solidários para as pessoas durante todo o ano, independente do espírito natalino”, destacou a reitora Adriana Marmori.
Para a assessora da Ascom, Wânia Dias, a ação do Luzes de Natal renova o espírito de solidariedade com as pessoas menos favorecidas. “Neste ano, fizemos uma ação diferente em acolher as pessoas que vivem nas ruas e que são mais vulneráveis. É uma maneira de oferecermos um pouco de esperança e de sermos solidários com elas. É uma iniciativa que nos sensibiliza e nos emociona em poder contribuir com essa causa tão nobre e humana”.
A refeição doada foi preparada pelo Restaurante Universitário, atendendo os critérios de segurança alimentar e de valor nutricional. “Preparamos uma sopa contendo proteína, legumes, vegetais e massa, seguindo os padrões de qualidade e de nutrição em todas as refeições que fazemos no RU. Uma alimentação construída com muito afeto para aqueles e aquelas que mais necessitam”, explicou Telma Maia, diretora do RU.
A atividade também foi acompanhada pelo chefe de gabinete da Reitoria, Pedro Daniel Souza, das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário, e de Administração (Proad), Rosângela Matos, além da coordenadora de comunicação da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), Lara Lopes, e do grupo Cabuleiro Mulheres Maravilha.
Dimensão multicampi
Na sua 13ª edição, a campanha natalina da universidade inaugurou a dimensão multicampi do projeto, contemplando todos os territórios onde a instituição está presente com ações de ensino, pesquisa e extensão.
Com o tema “A esperança está na gentileza”, a iniciativa propôs uma grande mobilização estadual ressoando dos 26 campi unebianos para os municípios do entorno, a partir de ações de combate à fome, de estímulo a gentileza ao próximo e ao respeito aos valores dos saberes das comunidades tradicionais na preservação dos recursos naturais.
A programação da campanha, em cada unidade do interior, foi construída de acordo com as demandas e recursos locais. Foram arrecadados alimentos, roupas, brinquedos, visita a instituições para doação de tempo voluntário, ações culturais gratuitas, atividades integrativas temáticas que promoveram a gentileza e a solidariedade.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom