Com o objetivo de acolher, orientar e integrar os novos docentes aprovados em concurso público e empossados em 2023, a UNEB realizou, nos últimos dias 27 e 28 de fevereiro, o Encontro para Formação de Novos Docentes da universidade, em Salvador.
O evento contou a presença da reitora Adriana Marmori que destacou a importância da atividade para o acolhimento e troca de experiência entre os novos docentes da instituição.
“Esse é um encontro muito relevante para a nossa instituição. Primeiro porque possui o simbolismo de um concurso público caracterizado por muita luta até a convocação dos novos docentes; segundo porque constituiu a oportunidade desses professores conhecerem as pessoas e as estruturas da UNEB; e terceiro pelo momento fértil de troca de experiências e acolhimento que ele proporciona”, declarou a reitora.
Durante a iniciativa foram abordados os principais desafios das práticas pedagógicas no ensino superior, tomando como base a própria experiência da docência universitária. Esta temática esteve representada na mesa “Ressignificando a docência na UNEB”, conduzida pela equipe do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (Ceapip) da instituição, e da atividade “Articulando ensino, pesquisa e extensão na docência universitária”.
“Foi um encontro muito importante porque além de um acolhimento, é também um momento de reflexão sobre a missão da universidade pública, de entender um pouco da nossa cultura organizacional e uma oportunidade dos novos docentes conhecerem a nossa equipe de gestão”, declarou a coordenadora-geral do Ceapip e vice-reitora da UNEB, Dayse Lago, também presente na iniciativa.
A atividade contou também com mesas (in)formativas na presença dos gestores das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Ensino de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), de Administração (Proad), Ações Afirmativas (Proaf), de Extensão (Proex), de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), além da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain), Agência UNEB de Inovação (AUI) e Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da universidade. Constituindo-se assim uma oportunidade dos novos docentes obterem informações sobre a cultura organizacional da universidade.
“Vivenciamos momentos de fundamental importância nós nos sentimos integrado, com o sentimento de pertencimento à instituição a partir do diálogo sobre questões pedagógicas e acadêmicas”, explicou Maximiano Martins, docente lotado no campus de Santo Antônio de Jesus.
Para Lígia Raquel, professora do curso de Licenciatura Intercultural e Pedagogia Intercultural do Campus de Teixeira de Freitas, a formação “contribui para o trabalho de nós docentes que estamos chegando na instituição. Não só para conhecermos as estruturas, mas também pela oportunidade de refletirmos sobre a nossa carreira de docentes”.
O encontro ainda reservou encontro com coordenadores de colegiados dos cursos da universidade e momento cultural com apresentação musical para os participantes.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom