Criada pelo professor da UNEB, Michael Daian, já encontra-se disponível para acesso a Plataforma de Dados de Escolas Rurais da Bahia: Territórios do Piemonte da Diamantina e Sisal.
O espaço virtual contém informações relevantes sobre a política de Educação do Campo nas escolas rurais vinculadas a esses territórios.
Na plataforma é possível acessar dados gerais, oferta de matrículas, docentes e unidades educacionais dos territórios, municípios e escolas, além da infraestrutura, permitindo uma análise ampla e completa sobre a realidade educacional do campo desses territórios a partir dos dados do Censo Escolar. O acesso ao espaço virtual está disponível no site www.reducba.org.
“Acreditamos que o acesso a dados confiáveis e atualizados é fundamental para o planejamento e a tomada de decisão em políticas públicas educacionais. Por isso, esperamos que essa plataforma seja uma ferramenta valiosa para gestores, pesquisadores, profissionais da educação, estudantes e demais interessados em entender melhor a educação do campo nos territórios de identidade do Sisal e Piemonte da Diamantina”, afirmou o idealizador do projeto.
A iniciativa teve financiamento da Agência UNEB de Inovação (AUI), através do Edital nº 025/2021 vinculado ao Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (Proinovação).
Participaram da realização do projeto professores, técnicos e estudantes da graduação e do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), vinculados aos Departamentos de Educação (DEDC – Conceição do Coité) e de Ciências Humanas (DCH – Jacobina).
Docente do curso de Licenciatura do Campus IV, em Jacobina, Michael Daian, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da universidade, tendo experiência na área de Educação, com ênfase na prática pedagógica, atuando principalmente nos temas da cultura corporal, esporte, formação docente, prática educativa, condições de trabalho e políticas educacionais.