Na tarde desta terça-feira (19), representantes das cinco Licenciaturas da UNEB aprovadas em edital conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Programa Nacional de Fomento à Equidade de Professores da Educaçao Básica (Parfor Equidade) se reuniram com os gestores da universidade.
O encontro, realizado de forma virtual, teve a participação da reitora Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, o chefe de gabinete da Reitoria, Pedro Daniel Souza e a secretária de Acessibilidade e Inclusão (Sain) da universidade, Patricia da Hora.
Em conquista histórica, foram classificadas no edital as Licenciaturas em Educação Inclusiva (Campus Alagoinhas), Educação Escolar Quilombola (Campus Salvador), Educação do Campo (Juazeiro) e Educação Escolar Indígena e Pedagogia Quilombola para o recém-criado Campus Intercultural de Jeremoabo.
Presente no encontro, a coordenadora do Parfor UNEB, Mônica Torres contou como foi submetida as propostas das licenciaturas pela universidade. “Existe uma proposta institucional que foi construída para apresentar à Capes, que foram os projetos enviados contemplando a dimensão do ensino, pesquisa e extensão, de forma uma colegiada. A partir desta aprovação, vamos convocar a universidade e os coordenadores institucionais do Parfor para eles também entenderem como funcionará esse novo projeto. Estamos muito felizes com essa conquista”, informou.
Integrante da Licenciatura Escolar Indígena do Campus de Jeremoabo, Floriza Sena parabenizou a classificação dos cursos. “A UNEB forma para fortalecer os povos e as comunidades tradicionais. Esse é um desafio, enquanto universidade adentrar cada vez mais o universo da inclusão dos povos e comunidades tradicionais. Parabéns por essa conquista!”, disse a docente, também coordenadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará) da UNEB.
Para Andrea Cristina Santos, diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro, a nova licenciatura no Território São Francisco faz “cumprir a missão de atender e fortalecer as demandas sociais da educação do campo na região”, afirmou.
Parfor Equidade
O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e da Capes, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC)
A iniciativa convida as instituições de ensino superior (IES) brasileiras a apresentarem propostas de cursos de licenciatura com objetivo de formação de professores em Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.
O programa destina-se ao cumprimento da estratégia do Plano Nacional de Educação (PNE) em consonância com diretrizes curriculares nacionais da Educação Indígena na Educação Básica, operacionais para Educação Básica do Campo, Educação Escolar Quilombola e da Educação Especial.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom