A reitora da UNEB, Adriana Marmori, e o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (5) para tratar sobre a segurança da comunidade universitária e do bairro do Cabula e do entorno, em Salvador.
O encontro, solicitado pela Reitoria, aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, e contou também com a participação da pró-reitora de Administração (Proad), Rosângela Matos, do diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Flávio Dias, e da representante do Departamento de Ciências da Vida (DCV), Fernanda Camelier.
Na oportunidade, a reitora apresentou as ações sugeridas pelo comitê institucional, que foi criado na última segunda-feira (1º), com participação da Gestão Universitária, dos segmentos institucionais e de lideranças comunitárias, e a Secretaria firmou compromisso para a averiguação dos fatos recentes, e para contribuir com o que for necessário para que o clima institucional de segurança se restabeleça.
Foram alinhados o patrulhamento a pé e com viaturas na área externa da unidade, uso de câmeras de segurança e drones em ações preventivas e de inteligência.
“O comitê institucional segue debatendo sobre segurança pública e vai elaborar um plano que garanta a tranquilidade de todos na realização das atividades acadêmicas, inclusive potencializando as ações de extensão universitária com as comunidades”, destacou a reitora.
O secretário Marcelo Werner assegurou uma investigação intensiva sobre o episódio de violência que ocorreu na tarde de ontem (4), em frente à UNEB. “Equipes das Polícias Militar, Civil e Técnica estão trabalhando em conjunto para identificar os autores do homicídio que ocorreu nas proximidades da universidade. Todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados”, explicou o secretário.
*Com informações e fotos da Ascom SSP-BA