A UNEB, em parceria com a Faculdade Unime Anhanguera, está oferecendo atendimentos gratuitos para a população que sofre com enxaqueca. A iniciativa é fruto do projeto “Livre da Enxaqueca”.
Na UNEB, os atendimentos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, na Farmácia Universitária, localizada no Campus I, em Salvador.
Já na Unime Anhanguera, o serviço é realizado às segundas-feiras, das 14h às 17h30, período em que as triagens são feitas dos atendimentos realizados pelos professores do curso de Farmácia, farmacêuticos voluntários e alunos. O atendimento é realizado na Farmácia Universitária da Unime Anhanguera Salvador, localizado no L3 do Shopping Paralela.
Os atendimentos podem ser solicitados pelo e-mail livredaenxaqueca@yahoo.com.br. O projeto possui uma equipe de saúde composta por neurologistas, farmacêuticas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudióloga e psicólogas. A responsável pelas atividades é a professora Ana Patricia Queiroz.
A docente explica que a partir do serviço farmacêutico de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) é possível otimizar resultados clínicos por meio da identificação, resolução e prevenção de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM). Ana Patrícia Queiroz destaca ainda que a iniciativa visa promover o bem-estar físico, social e mental dos pacientes.
“O projeto de extensão é importante para a formação dos estudantes, pois promove atividades acadêmicas integradoras entre áreas distintas do conhecimento, fortalecendo a interdisciplinaridade. Ele ainda oportuniza aos alunos a democratização dos conhecimentos adquiridos em benefícios da comunidade, mas também internaliza conhecimentos e experiências indispensáveis para o desenvolvimento acadêmico. Além disso, é uma oportunidade para promovermos saúde e qualidade de vida à população soteropolitana, e assim, contribuir com o desenvolvimento social”, avalia a coordenadora.
Informações: Instagram – @livredaenxaqueca