Na manhã dessa segunda-feira (12), a UNEB deu boas-vindas aos estudantes para o novo semestre letivo que inicia na instituição. O evento faz parte da Semana de Integração 2024.2, que destaca o tema “Produção do conhecimento: o protagonismo na UNEB”.
A abertura da atividade teve a presença da reitora, Adriana Marmori, e da vice-reitora, Dayse Lago. As gestoras recepcionaram os estudantes no Teatro da Universidade, localizado no Campus I, em Salvador.
“Estamos no processo de recomeço para um novo semestre letivo. Saúdo as nossas e os nossos estudantes dos diferentes campi. Quero Lembrar que vocês são a essência e a razão de existir da nossa universidade. Sem estudante, não existe concurso para docente e nem para técnico. Simplesmente a universidade não existe sem vocês. Esse processo formativo que nós denominamos ‘Protagonismo estudantil na universidade´ se caracteriza nesse início de semestre a disposição dos discentes de fazerem valer o ingresso nessa instituição, através do estudo, da persistência, determinação, coragem, de uma rotina diária e disciplinada. Na universidade, vocês terão diálogos com os colegas, professores e técnicos. Uma escuta cotidiana e pautada no respeito, na amorosidade. Que esse clima possa perdurar por todo o semestre e toda a vida de vocês. Sejam todas e todos bem-vindas e bem-vindos à UNEB”, destacou a reitora Adriana Marmori.
Em seu discurso, a vice-reitora, Dayse Lago, frisou importância da UNEB realizar a Semana de Integração nos campi do interior. “Desde o semestre passado temos procurado trazer a Semana de Integração projetada a partir de vários lugares da instituição, porque a UNEB precisa conhecer o que cada um faz, precisa conhecer na voz do estudante o que cada um está produzindo para avançarmos mais ainda com a fundamental participação dos estudantes, docentes, técnicos e da equipe de gestão para trazermos uma universidade efetivamente democrática. Desejo que esse semestre seja muito exitoso e de muito aprendizado para todas e todos os discentes”, afirmou.
A representante dos discentes da instituição, Manu Souza, esteve presente e aconselhou os discentes que estejam mais próximos da universidade. “A UNEB tem o compromisso de oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade em toda a Bahia. Procurem os seus departamentos, se comprometam com os grupos de pesquisa, deem atenção aos projetos de extensão. Tenho certeza de que se for trilhar esse caminho a vida acadêmica de cada um discente será de sucesso”, frisou a estudante do curso de Pedagogia do Campus I.
Participaram ainda da mesa institucional os diretores de departamento do Campus I, Carla Liane (DEDC), Magno Mercês (DCV), Flávio Dias (DCH) e Djalma Fiuza (DCET), além dos representantes dos docentes e técnicos da instituição.
A abertura do evento também contou com a presença da coordenadora do Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), Francine Mendes, e a pró-reitora de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura, que aproveitou o momento e convidou os estudantes a participarem das etapas do Processo Estatuinte em curso na Universidade.
Relatos de experiências e aula magna
A programação da abertura da Semana de Integração, no Campus I, em Salvador, reservou a mesa temática “Protagonismo Estudantil na Produção do Conhecimento na UNEB”.
A atividade, mediada pelo diretor do DCH-I, Magno Mercês, contou com a participação dos discentes da Universidade Matheusa Nascimento (Urbanismo, Keise Santos (Ciências Sociais), e Matheus Ferreira (Medicina), que relataram suas experiências acadêmicas na universidade.
“Meu processo formativo foi muito intenso dentro da universidade. Fui bolsista de iniciação científica, fiz parte de projetos de extensão, monitoria de ensino voluntário, integrei o centro acadêmico do meu curso, viajei por quatro estados do Brasil levando o nome da minha universidade em importantes eventos acadêmicos. Esse caminho que trilhei foi graças às ao professores que me deram apoio moral. Esse apoio que os docentes nos oferecem é fundamental para a nossa formação acadêmica”, contou Matheusa Nascimento.
O estudante Matheus Ferreira contou que basicamente a sua experiência acadêmica se entrelaça muitos os programas de iniciação científica que existem aqui na universidade. “Sou bolsista de iniciação científica pelo Programa Afirmativa. A iniciação científica tem o propósito de desenvolver habilidades de pesquisa, de desenvolver o pensamento crítico e de apresentar diferentes metodologias aos estudantes na graduação. Acredito que essa oportunidade acaba dando protagonismo aos estudantes na graduação ao permitir o contato precoce com a pesquisa científica, o que é muito valiosa para nossa formação como discentes”, disse.
Compartilhando suas experiências estudantis, Keise Santos, diz sempre estar na luta coletiva por uma univeridade mais estruturada e com ensino de qualidade. “Sou moradora de residência universitária, saio da minha casa e venho para a universidade com o sonho e objetivos. E a UNEB vem nutrindo esses sonhos com a residência e com a permanência estudantil, políticas importantes para garantia da nossa formação acadêmica, enquanto estudantes, ressaltou a discente.
Em seguida, a programação contou com aula magna “Produção do Conhecimento e Inteligência Artificial”, que teve como convidado Emanuel Nonato, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB. Para o pesquisador, pensa em produção conhecimento e sua interface com inteligência artificial, supõe pensar na relação entre cultura digital e educação.
“Pensar em produção conhecimento e sua interface com inteligência artificial, supõe pensar na relação entre cultura digital e educação. Desde meados dos anos 1970, nós iniciamos no Ocidente, um vício de várias realidades ocidentais como a realidade planetária”, explicou palestrante.
Para Emanuel Nonato, a partir do período do Pós-Guerra,o mundo passa por uma revolução informacional intensa: “Presenciamos uma reorganização interna dentro do capitalismo para repropor os fluxos de reprodução, a partir de uma nova lógica que se estrutura em tratar a informação com a emergência das tecnologias da informação e comunicação sobre o substrato digital. Isso vem se adensando de forma crescente e veloz. Ao longo dos últimos 50 anos, nós sentimos um aumento frenético da velocidade com que as transformações sociais vão se dando a partir do adensamento do substrato das tecnologias da informação e comunicação”, justificou.
Programação nos Campi do interior
As atividades da Semana de Integração também movimentam os campi da universidade, localicados no interior. Em Xique-xique, às 14h, ocorrerá também uma mesa institucional com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, da diretora do DCHT XXIV, Aigara Miranda, da secretária Especial de Avaliação Instituição (Seavi), Eliene Maria, além de diversos representantes docentes, técnicos e discentes.
Às 15h, será a vez da mesa temática “Deixem que Digam, que Pensem, que Falem: protagonismo estudantil na produção do conhecimento na UNEB”. A atividade contará com a participação de estudantes e egressos dos cursos de Engenharia de Pesca e de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Campus Itaberaba: No dia 14 de agosto, às 14h, a vice-reitora Dayse Lago, e as pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, e de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Rosário, além da diretora do DEDC XIII, Maeve Mascarenhas e de representantes docentes e técnicos, formarão a mesa institucional organizada no campus.
Às 15h30, será realizada a mesa temática “Trilhas Estudantis: experiências e desafios da vida universitária”, que contará com a participação de estudantes e egressos dos cursos de Pedagogia e História.
Campus Bom Jesus da Lapa: A noite, às 19h, a reitora Adriana Marmori, a pró-reitora da Extensão (Proex), Rosane Vieira, e secretária de Acessibilidade e Inclusão (Sain), Patrícia da Hora, além da diretora do DCHT XVII, Cynara Adriana Sento Sé, e de representantes discentes, técnicos e docentes participarão da mesa institucional.
Às 20h30, acontecerá a mesa temática “Produção do Conhecimento na Capital Baiana da Fé: projetos de extensão no Território Velho Chico”. A iniciativa contará com a presença de representações estudantis, docentes e técnicos.
Todas as atividades da Semana de Integração estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube.
Veja aqui programação completa da Semana de Integração 2024.2
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom