Na última terça-feira (10), foi reinaugurado o espaço de acolhimento da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante (Emae) no Campus I da UNEB, em Salvador.
Participaram do ato a reitora da universidade, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, o pró-reitor de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, diretores de departamento do Campus I e representantes estudantis.
“A Praes é uma pró-reitoria muito importante e tem a relevância de acolher aqueles e aquelas que fazem da universidade a sua essência e razão de existir. É fundamental que nossos estudantes recebam apoio e cuidado. Este espaço deve se revelar um ambiente de acolhimento e orientação, para que os discentes possam ingressar na universidade e permanecer até o final de seus cursos. Temos investido muito nos programas de permanência estudantil e este espaço também precisa ser replicado em outros ambientes da instituição, considerando a sua multicampia. Temos investido muito em condições de mobiliário e acesso a computadores, para que os estudantes possam ter qualidade em seus estudos. Que este espaço reinaugurado hoje possa permear um ar de acolhimento, empatia e cuidado para os discentes da nossa universidade”, ressaltou a reitora Adriana Marmori.
Para a vice-reitora, Dayse Lago, o espaço inaugurado revela o compromisso da atual gestão da instituição no atendimento aos estudantes. “Que o novo ambiente seja acolhedor para todas e todos e que possa efetivamente cumprir sua função, proporcionando bom uso desse espaço para os discentes”, salientou.
O pró-reitor da Praes, Jean Santos, destacou os investimentos realizados para garantir a permanência dos estudantes na Universidade. Segundo o gestor, a instituição tem investido intensamente em mobiliário e na aquisição de novos equipamentos para as casas estudantis. “Também tivemos marcos importantes, como o Programa de Segurança Alimentar, que inclui a inauguração do Restaurante Universitário. Agora, temos a grande felicidade de contar com o espaço da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante, um momento significativo para a Praes, que desempenha um papel crucial no atendimento psicossocial de toda a comunidade estudantil”, frisou.
O espaço reinaugurado fica localizado ao lado da entrada do Departamento Ciências da Vida (DCV), nas proximidades da Biblioteca, no Campus de Salvador.
Vinculado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da instituição, a Emae faz parte da política institucional da universidade de apoio e acolhimento aos discentes com disponibilização de profissionais especializados em assistência social e psicologia.
Na oportunidade, também foram entregues 30 computadores e mobiliários para as casas estudantis da capital e interior.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom