Seabra: UNEB auxilia estudantes do ensino médio com o Plantão Vestibular da Chapada Diamantina

Iniciativa conta com apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03) e da direção das escolas públicas

Professores, alunos e técnicos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, em Seabra, estão realizando plantões em escolas públicas de municípios da Chapada Diamantina para auxiliar estudantes na inscrição do Vestibular 2025. A força-tarefa conta com o apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03) e da direção das escolas públicas envolvidas nas cidades de Seabra, Boninal, Piatã, Iraquara e Brotas de Macaúbas.

Divulgação do Vestibular também envolveu panfletagem nas escolas

A docente do curso de Letras-Inglês e coordenadora da ação, Raphaella Oliveira, destaca que o objetivo também é divulgar os cursos oferecidos pela Uneb Seabra. “Nós percebemos a dificuldade de letramento digital dos estudantes para acessar as plataformas da internet, por isso, resolvemos fazer esse trabalho de mobilização da comunidade acadêmica e ajudar. Montamos estações com computadores nas escolas e fizemos a divulgação de sala em sala, com folders e cartazes”, disse.

A estudante de Pedagogia, Ana Camila Gonçalves, relata como tem sido a experiência. “É muito gratificante ajudar estes jovens a se inscreverem no vestibular, futuramente, ingressar na UNEB e seguir atrás dos seus objetivos. Eu, particularmente, vou me sentir muito realizada em saber que alguém que ajudei a fazer a inscrição passou no vestibular”, destacou.

Um vídeo educativo foi produzido por estudantes do curso de Jornalismo convidando para os cursos oferecidos pelo Campus XXIII da UNEB, em Seabra que são: Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês e Jornalismo. O docente de Jornalismo, Lucas Assunção, esteve envolvido na produção do vídeo e também está fazendo plantão em escolas de Piatã. “Achei maravilhosa essa ideia de estar nas escolas públicas, principalmente, as mais afastadas, nas comunidades rurais. É importante apresentar a UNEB para esses jovens, seus auxílios estudantis, e mostrar que eles podem sim ter melhores perspectivas de futuro através do estudo”, relatou.

As ações de divulgação do Vestibular também envolveram panfletagem em ambientes escolares e participação de professores em bate-papo com alunos para destacar a importância de cursar uma universidade. “Esperamos que os alunos do ensino médio se sensibilizem sobre a necessidade de continuidade da vida acadêmica e venham para a UNEB, uma universidade pública, gratuita e comprometida com uma formação científica e social de qualidade”, enfatizou Raphaella.

Texto: Juliana Almeida, docente e coordenadora do curso de Jornalismo – Campus Seabra, com edição da Ascom

Fotos: DCHT – Campus Seabra