UNEB debate desafios e potencialidades do ensino médio na educação de jovens e adultos em painel

Evento visa compreender as mediações da transição dos jovens do ensino médio regular para o ensino médio na EJA

Estudantes, professores e gestores de apoio pedagógicos de jovens e adultos estiveram reunidos na abertura do painel “O Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Desafios e Potencialidades para Garantia do Direito à Educação”, realizada na última terça-feira (24), no Campus I da UNEB, em Salvador.

O evento, promovido pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, visa compreender e interpretar as mediações e determinações da transição dos jovens do ensino médio regular para o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no formato presencial.

Atividade oportunizou momentos de diálogos e troca de experiências

As atividades iniciaram com a mesa de abertura, que contou a participação da vice-coordenadora do DEDC-I, Janeide Medrado, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cláudia Costa, da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEC-BA, Carla Nogueira, e da líder do grupo de pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) da Universidade, Graça Costa.

“Esse painel é um espaço de diálogo, de trocas de experiências, momento de oportunidade para apresentar as experiências pelas quais somos atravessados. Pensar no presente e também no futuro, realizar críticas e possibilidades para a Educação dos Jovens e Adultos”, declarou a líder do GREDHI, Graça Costa.

O evento contou também com as presenças da gerente de Extensão da Proex-UNEB, Rosana Rodrigues, da assessora da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Camila Amorim, e da coordenadora do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Patrícia Costa.

Na abertura, o público foi recepcionado pela intervenção poética provocativa de Evanilson Alves, educador e agitador cultural da periferia de Salvador, representando a relevância das transformações promovidas pela educação.

EJA no Pacto Nacional pela Superação do Analfabestimo

O painel reservou a palestra de abertura “Os desafios do ensino médio na EJA no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabestimo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos”, ministrada por Cláudia Costa, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cláudia Costa.

Evento reservou Dossiê Temático 75 – Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio

A palestrante abordou as potencialidades do recém-aprovado Decreto 12.048/2024 para a Educação de Jovens e Adultos, que estabelece um pacto em âmbito nacional de reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos não só nos processos de alfabetização, mas também para o ensino fundamental e médio. “Este decreto é um marco histórico e encontra eco na realidade. Temos percebido as pessoas se envolvendo e voltando para a oferta e o compromisso com a Educação de Jovens e Adultos”, destacou Cláudia Costa.

A programação seguiu ao longo do dia com outras mesas temáticas. Nesta quarta-feira (25), as atividades foram realizadas no Auditório Jurandhyr Oliveira, no Campus I da UNEB, e, além de palestras, contou também com o lançamento do Dossiê Temático 75 – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio

O evento está inserido no projeto de pesquisa educacional intitulado “Transição dos Jovens do Ensino Fundamental para o Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos em Contexto Nacional e Internacional”.

A atividade é promovida pelos Grupos de pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) da UNEB, de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (EJATrab/UFF), pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade Estadual do Pará (NEPUEPA/UEPA), e financiado por meio do Programa de Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa (Proforte) da UNEB.

Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom