O grupo de pesquisa e extensão Direito à Cidade (GPDAC), vinculado ao curso de Urbanismo e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet) da UNEB, recebeu menção honrosa no concurso internacional de projeto urbano “Students Reinventing Cities“.
Promovida pela C40 Studies – uma rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo, incluindo Salvador –, a iniciativa “Students Reinventing Cities” convida equipes multidisciplinares de estudantes de vários países a propor caminhos para descarbonizar áreas urbanas e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, seguindo o modelo “cidade de 15 minutos“.
Na edição 2024 do concurso, 16 cidades participaram. Para Salvador, foi delimitada como localidade de estudo e proposição uma poligonal na Comunidade do Pilar, situada no bairro do Comércio e que abrange a região conhecida como Taboão, ocupando parte do centro histórico da capital baiana.
“A equipe da UNEB, denominada “Ponta de Lança”, desenvolveu uma proposta de ocupação gradativa daquele território, privilegiando a classe trabalhadora e as questões que têm norteado o grupo de pesquisa, como hortas urbanas, educação patrimonial, população em situação de rua, entre outras”, informou a professora Lysie Reis, do curso de Urbanismo e do Proet, que coordena o GPDAC.
Participaram da equipe os estudantes da graduação Beatriz Boaventura, Caíque Luã, Matheusa Silva e Polyana Ferreira, e o discente da pós-graduação Rodrigo Mato Grosso.
Texto: Lysie Reis/Proet UNEB, com edição da Ascom. Imagens: Divulgação.