Estudantes e professores do ensino superior e da educação básica estiveram reunidos na abertura das atividades do I Seminário Nacional sobre Educação Científica, Tecnológica, Geográfica nas Escolas das Periferias Urbanas (Sedup Urbanas), realizado no Campus I da UNEB, em Salvador.
O evento é uma realização do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (Gipres) da Universidade, e constitui um espaço para reflexão e discussão acerca das concepções, princípios e diretrizes envolvidos na construção do sistema educacional, das políticas públicas e das diretrizes nacionais, bem como das práticas de Educação, em Periferias Urbanas.
A mesa de abertura contou com a participação do gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da PPG da UNEB, Aníbal Santos, da diretora substituta do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, Janeide Ferreira, do diretor do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, Djalma Fiuza, e do coordenador do Gipres, Natanael Bonfim.
Natanael Bonfim explicou que o seminário foi pensado a partir de uma estrutura e diálogo que a UNEB já possui com as Escolas de Educação Básica e também com os programas de pesquisa e extensão de outras Universidades do país. “Identificamos a necessidade desse diálogo mais estreito entre os estudantes e professores de ensino superior com os estudantes e professores da educação básica de escolas periféricas. Assim se constituiu a Rede Nacional de Pesquisadores em Educação Periféricas Urbanas. A gente se sente muito feliz pela oportunidade de materializar esse diálogo por meio deste seminário”, ressaltou Natanael.
Também estiveram na abertura do seminário o coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade, Emanuel Nonato, e a gerente de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, Patrícia Almeida.
Egressa da UNEB, Patrícia Almeida destacou a relevância do diálogo entre a educação superior e a educação básica. “É nesse encontro que nascem as grandes construções e aprendizagens, pois a educação básica guarda esse potencial de iniciação da vida acadêmica, pois em todos os espaços que se encontram pessoas dispostas ao saber existirá a aprendizagem”, declarou Patrícia.
Educação e cidadania nas periferias urbanas da América Latina
O evento reservou a conferência de abertura “Educação e Cidadania como afirmação de direitos subjetivos nas periferias urbanas da América Latina”, ministrada pelo Luís Vasquez Zora, professor Universidade de Cundinamarca Bogotá, na Colômbia.
O pesquisador convidou os presentes a ampliarem sua perspectiva do conceito de direitos subjetivos, demonstrando que a incompreensão dele está na raiz de muitos dos conflitos sociais. “Possuir direitos sociais não significa necessariamente que temos uma vida confortável. É possível identificar uma raiva nos grupos sociais ao lidar com as diferenças. Isso constitui um desafio para os direitos subjetivos, que são um ideal que se não devidamente compreendidos podem se tornar um pesadelo”, frisou o palestrante.
Durante a abertura do evento, o público teve a oportunidade de prestigiar a apresentação musical do cantor Josemar Freitas.
A programação do evento segue até sexta-feira (27), com mesas temáticas, conferências, relatos de experiência, oficinas, minicursos, painel de debate e mostra de vídeos e fotografias.
A primeira edição do Sedup Urbanas tem apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e em Estudos Territoriais (Proet) da universidade.
Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom