Cacique Juvenal Payayá e jornalista Frei Betto são destaques da 5ª Flican; evento acontece de 23 a 26/10

A UNEB promoverá a 5ª edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro.

Esta edição terá como tema “O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares – Viva Canudos!”, e homenageará o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.

O evento terá como palestrantes convidados o lider indígena Juvenal Payayá, o escritor e jornalista Frei Betto, e a professora e pesquisadora Rita Olivieri-Godet, especialista na obra de João Ubaldo Ribeiro.

O Cacique e Doutor Honoris da Causa da UNEB, Juvenal Payayá, será palestrante na mesa “Literatura Indígena: cinco séculos de opressão e saberes”, no dia 25 de outubro, às 10h, também no auditório José Calasans.

Já o jornalista Frei Betto participa da conferência “Literatura como Resistência”, no dia 24 de outubro, às 19h, no auditório José Calasans.

A professora emérita Rita Olivieri-Godet será palestrante na conferência “10 anos sem João Ubaldo Ribeiro”, no dia 25 do mesmo mês, às 14h, também no auditório Jose Calasans.

“A exemplo do vemos este ano na sua programação, a proposta da Flican é ser um evento que agrega diferentes forma de conhecimento, a partir da literatura e sempre com foco na reafirmação do papel de Canudos como berço cultural. A feira é um espaço aberto para que o sertão continue a se expressar por meio da arte e da palavra”, destaca o curador da Flican e professor da UNEB, Luiz Paulo Neiva.

A 5ª Flican irá colocar em destaque as histórias e tradições que moldaram a história de Canudos e do Brasil, com uma programação rica em arte, literatura e cultura popular.

Além das mesas de debates com autores, a programação da Flican conta com a realização de oficinas de arte, apresentações de atrações musicais, mostra de filmes, exposições e encenações de peças teatrais.

A programação feira acontece no Campus Avançado da UNEB, em Canudos, e em pontos históricos da cidade, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).

A 5ª edição conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria estadual da Cultura (Secult), do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos.

Informações: Instagram – @flican_canudos