Congresso Estatuinte aprova mais tempo para concluir atividades; plenária final vai ser retomada ainda este ano

Proposta de suspensão temporária do Congresso, da mesa diretora, foi aprovada pela plenária.

O quinto dia do Congresso Estatuinte da UNEB, nesta sexta-feira (25), teve as atividades desenvolvidas no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, com a reinstalação da plenária final no turno matutino.   

Os delegados, em plenário, iniciaram o exaustivo trabalho de apreciação e votação, artigo por artigo, da proposta de novo Estatuto da UNEB, a partir das deliberações sistematizadas pelos grupos de trabalho (GTs) definidos na plenária de instalação do Congresso, na última segunda-feira (21).  

Apesar dos esforços e dedicação da mesa diretora e da plenária, nos dois turnos do dia, não houve tempo hábil para as discussões e deliberação de todo o documento (cerca de uma centena de artigos), conforme estava previsto na programação.

Por tal motivo, no fim da tarde, a mesa diretora encaminhou à comissão central do Congresso Estatuinte pedido de suspensão temporária das atividades da plenária final, proposta que foi aprovada pela plenária e comissão.

Reitora Adriana Marmori (ao microfone, ao lado da vice-reitora Dayse Lago): retomada da plenária no interior da UNEB.

Segundo o presidente da mesa diretora, Jean Afonso, “foram cinco dias de muitas discussões, algumas vezes tensas, mas conseguimos debater e avançar em muitos pontos; com maior prazo agora, quando retornarmos com a plenária, conseguiremos concluir melhor os trabalhos”.

A reitora Adriana Marmori, que teve compromissos durante o dia na Reitoria, no Campus I da UNEB, na capital, fez questão de comparecer no final da sessão, para prestigiar o Congresso Estatuinte e equipes de apoio.

“Quero agradecer e parabenizar todas e todos aqui, delegadas e delegados, gestores e as equipes de apoio. Hoje (25), Dia da Democracia, reitero a importância desse processo político e democrático que está sendo construído por nossa comunidade, um processo histórico, um novo Estatuto da UNEB”, disse Adriana Marmori.

A reitora sugeriu que a retomada do Congresso Estatuinte seja em uma cidade do interior que tenha campus da universidade. “O sertão virou mar, agora precisamos que o mar vire sertão; proponho fazer a continuidade da plenária final no interior da UNEB, a UNEB é multicampi”, salientou Adriana Marmori, sendo aclamada pela plenária.

Também parabenizou todos os envolvidos nesse processo estatuinte a vice-reitora Dayse Lago: “Tenho muito orgulho de fazer parte desse processo. Nós estamos aqui fazendo história“.

A comissão central do Congresso, em conversa com a gestão universitária e comissão de articulação do processo estatuinte, vai divulgar a nova data e local para retomada da plenária final ainda este ano.

Saiba mais:
UNEB instala Congresso Estatuinte, com 198 delegados de todos os departamentos; plenária final será dia 24/10

Estatuinte UNEB: Em segundo dia de Congresso, grupos de trabalho analisam propostas do novo Estatuto

Congresso Estatuinte da UNEB aprova mais um dia para GTs e plenária final será nesta sexta-feira (25)

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: TV UNEB (prints) e rede social (internet).