Campus III da UNEB vai implantar Espaço Colaborar, em parceria com governo estadual; inauguração em breve

Unidades do Colaborar já foram inauguradas em diversos municípios pelo governo e instituições parceiras.

O Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai implantar o Espaço Colaborar, que visa fortalecer os ecossistemas de inovação da região, estimulando o desenvolvimento de novos negócios e a criação de redes de colaboração, mediante a integração entre universidade e os setores público e privado.

O espaço, que funcionará em sistema de coworking inovador, é uma iniciativa do governo do estado, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a UNEB, por meio dos departamentos de Ciências Humanas (DCH) e de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do campus.

O Colaborar será instalado ao lado da biblioteca do Campus III e contará com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, sendo projetado para atender empresas e profissionais que valorizam a inovação, a troca de experiências e o crescimento conjunto.

Prevista para ocorrer hoje (14), a inauguração do equipamento foi adiada devido a alterações de agenda no governo. Em breve, nova data e demais detalhes da inauguração serão divulgados. Gestores da UNEB e da Secti, além da comunidade acadêmica, estão convidados para prestigiar a solenidade.

A diretora do DCH, Andréa Santos, ressalta que “o novo espaço possibilitará construir uma cultura colaborativa para estimular a criação de startups nos campos da educação e da comunicação, fortalecendo parcerias público-privadas e com organizações e movimentos sociais, e estimulando novos negócios no campo da cultura e da economia solidária”.

Segundo a diretora do DTCS, Gertrudes Macário, o Espaço Colaborar facilitará a criação e a incubação de projetos inovadores, especialmente nas áreas de agronomia e biotecnologia. “Trata-se de um ambiente propício para que ideias se transformem em soluções práticas, atendendo às demandas do setor agropecuário e biotecnológico, e impulsionando o crescimento econômico local”, avalia.

Texto: Espaço Colaborar, com edição de Toni Vasconcelos/Ascom. Foto: Divulgação (internet).