Teixeira de Freitas: UNEB realiza roda de conversa sobre violência contra a mulher no extremo sul da Bahia

A UNEB realizará a roda de conversa “Mulheres Negras/Insubmissas, Gênero e Raça: Violência contra a Mulher no Extremo Sul da Bahia”, no dia 27 de novembro, a partir das 9h, no auditório do Departamento de Educação (DEDC) do Campus X da Universidade, em Teixeira de Freitas.

A iniciativa tem como objetivo debater junto a comunidade interna e externa a questão da violência contra a mulher na região do extremo sul baiano. O evento é gratuito e os interessados devem realizar inscrição por meio de formulário online.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o município de Teixeira de Freitas já registrou em 2024 o total de 36 violações de direitos humanos, como maus tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas, contra a mulher. Desse total, apenas seis denúncias foram efetivadas.

Em todo o estado da Bahia, são 6.341 casos de violações, registradas e denunciadas foram 977. “É neste contexto, em que essa violência não vem sendo registradas, que se apresentam ações educativas e de formação, que possibilitam a reflexão sobre a situação”, destaca a organizadora do evento, professora Lucia de Jesus.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Delegacia Especial de Atendimento á Mulher (Deam), e dos grupos de pesquisa Mulheres Negras nas Licenciaturas do DEDC Campus X e do Mulheres Insubmissas.