A equipe Bahia Robotics Teams (BahiaRT), do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB, conquistou o título de Campeã Brasileira de Futebol de Robôs.
O time da UNEB foi vencedor nessa categoria na Competição Brasileira de Robótica (CBR Petrobras 2024), que se realizou em Goiânia (GO) nos dias 11 a 17 deste mês.
Considerada a maior competição de robótica e inteligência artificial (IA) do Brasil, a CBR 2024 reuniu as maiores universidades, escolas, empresas e pesquisadores do país, além de alguns estrangeiros, que participaram de diferentes desafios com uso de robôs autônomos (controlados por IA).
Sob a coordenação do docente Josemar Rodrigues, a equipe do Acso é formada, atualmente, por cinco pesquisadores e 20 estudantes da UNEB, além de 20 outros discentes do ensino médio que integram o programa de iniciação científica (IC júnior).
Na CBR em Goiânia, participaram 18 estudantes e quatro pesquisadores representando a UNEB. A participação da BahiaRT no evento teve o apoio da Reitoria da universidade.
“Agradecemos à nossa magnífica reitora Adriana Marmori pelo essencial apoio, que permite que nossa iniciativa cresça e se qualifique a cada ano, beneficiando mais estudantes da UNEB e colocando nossa universidade em posição de destaque internacional em inteligência artificial e robótica“, disse o coordenador do Acso.
O professor Marco Simões, também integrante do Acso, enfatizou que “esse constante apoio da Reitoria na formação dos estudantes da UNEB tem contribuído muito para que nossos jovens possam brilhar e revolucionar o mercado de inovação tecnológica em inteligência artificial e robótica”.
Atual presidente da RoboCup Brasil – associação responsável pela organização da CBR –, Marco Simões declarou aberta essa edição da competição, na cerimônia de abertura do evento, que foi prestigiada por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do governo de Goiás e da prefeitura de Goiânia, além da reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A equipe BahiaRT participa da CBR desde de 2007, possuindo um grande número de conquistas e troféus. No futebol de robôs, o time da UNEB sagrou-se eneacampeão brasileiro de 2013 a 2021. Após essa série histórica, a equipe volta agora a conquistar o troféu de campeã nacional.
Robôs voadores
Outra modalidade disputada pela BahiaRT foi a de robôs voadores (drones autônomos). Na CBR, essa categoria recebe o nome de RoboCup Brasil Flying Robots Trial League. É uma das mais novas modalidades da CBR, criada na edição de 2019.
O time da UNEB participou dessa liga em 2021 e 2023. Neste ano, a liga cresceu bastante, totalizando 15 equipes na disputa, tendo a BahiaRT alcançado o quinto lugar, mantendo-se em posição de destaque entre as melhores universidades do país.
A categoria de drones autônomos envolve o uso de drones sem piloto humano, ou seja, totalmente controlado por inteligência artificial. Na arena de provas, o drone precisa superar diferentes missões que variam de mapeamento e identificação de bases de pouso até a interação e controle por gestos humanos, passando por provas de inventário de produtos em um armazém de estoque e transporte de mercadorias.
Robôs de serviço
Na modalidade RoboCup@Home, da qual a equipe da UNEB também participou, o desafio é programar um robô de serviços autônomo para realizar tarefas num ambiente doméstico. As tarefas vão desde recolher o lixo até identificar e buscar objetos na cozinha, como, por exemplo, buscar uma bebida para servir aos convidados.
A BahiaRT é a equipe pioneira nessa categoria no Brasil, sendo a primeira campeã brasileira na modalidade. Desde 2023, a reconstrução de um novo robô com toda sua programação está em andamento no Acso. Na CBR 2024, a equipe obteve o sétimo lugar.
“Com uma formação completamente nova, com estudantes participando pela primeira vez da competição, a CBR foi uma semana de muito aprendizado e troca de conhecimentos para a equipe que trabalhou duro para o aperfeiçoamento do nosso robô”, explicou o professor Marco Simões.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom, com edição de Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Divulgação.