Dando continuidade às comemorações do Novembro Negro, será realizado entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, a terceira edição do evento Kweli Brasil Bahia, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), localizada no bairro do Canela, em Salvador.
O Kweli (“verdade” em suahíli) é uma iniciativa angolana, amparada institucionalmente por uma associação sem fins lucrativos chamada “Palestras em Verdade”, registrada em Portugal.
Dentre os objetivos da iniciativa estão a unidade e soberania da África “lusófona” (continente e diáspora), a partilha de conhecimento ancestral que gera ações práticas, o uso de metodologia de partilha entre academia (curricular) e outros centros de formação (extracurricular), caminhos de soberania econômica entre os nossos povos, e o estreitamento de laços que geram valorização dos povos africanos e afrodescendentes.
A programação do evento contará com solenidade de abertura, sessão Kweli (“falas/conversas”) e exposições culturais afro/africanas (culinária, moda, literatura, beleza, arte).
A atividade será realizada em parceria com o Centro de Estudos dos Povos Afro-Indígena-Americanos (Cepaia) da UNEB, Ifba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Cultural Steve Biko, Latitudes Africanas/Unilab, Instituto Mancala, Per Ankh Ntu, de Minas Gerais – Instituto Reafrica, do Rio de Janeiro – Instituto Sankofa, e do Espírito Santo – Instituto Deságua.
Informações: Instagram – @cepaiauneb ou @kweli_eventos