Projeto da UNEB no Campus de Serrinha promove arte e conexão com a comunidade

Evento teve como propósito de unir arte, educação e a comunidade de forma inovadora

O Projeto Sextas Culturais, realizado no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, concluiu a sua segunda edição com o propósito de unir arte, educação e a comunidade de forma inovadora.

A última edição do ano, realizada no dia 28 de novembro, o evento foi realizado na Biblioteca da unidade, com a participação especial dos estudantes dos cursos de Pedagogia e Geografia, proporcionando um ambiente acolhedor e repleto de compartilhamento de saberes. A programação contou ainda com o Sarau Junino, organizado para servidores, professores, estudantes e comunidade externa, com atvidades de artesanato, pintura e muito forró.

A atividade exemplificou também o caráter integrador e transformador do projeto. A psicóloga Maria Andreza, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), apresentou uma palestra sobre autoestima na universidade, abordando um tema crucial para o bem-estar dos estudantes. O público também foi contemplado com a apresentação musical de Gêu Anjos, estudante egresso e servidor da UNEB.

Para enriquecer ainda mais o momento, a servidora Alexandra Almeida realizou a performance de dança do ventre, destacando o poder da arte como forma de conexão.

“A cada edição, o Sextas Culturais reafirma seu compromisso em oferecer um espaço democrático e plural, onde música, poesia, dança e conhecimento se entrelaçam, promovendo a integração entre a universidade e a comunidade. Ao abrir suas portas para a arte, o projeto não apenas amplia o acesso ao conhecimento artístico, mas também fortalece os laços sociais, incentiva a autoestima e transforma o campus em um palco de encontros e vivências culturais significativas”, explica Geivison dos Anjos, um dos coordenadores da ação.

Iniciado em 2023, o projeto tem como objetivo transformar a universidade em um espaço de rica programação artística e, ao mesmo tempo, aproximar a comunidade local, promovendo momentos de integração, aprendizado e expressão cultural.

As atividades incluem saraus literários, oficinas de poesia, apresentações culturais e outras iniciativas que destacam as mais variadas manifestações artísticas.

O projeto Sextas Culturais é coordenado pelos servidores da Universidade Geivison dos Anjos, Luciana Rosa e Alexandra Almeida, mais a contribuição da monitora Cecília Marques. A direção fica sob a responsabilidade da professora Isabelle Sanches, atual diretora do DEDC.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: arquivo pessoal