Reafirmando o compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional, proporcionando à comunidade acadêmica e à comunidade externa um ambiente de ensino mais moderno e eficiente, a UNEB, por meio do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV, em Conceição do Coité, inaugurou, na última quinta-feira (5), importantes equipamentos na unidade.
Foram realizadas as entregas do auditório e memorial, espaços que fazem homenagem ao professor Edivaldo Machado Boaventura, fundador e primeiro reitor da Universidade, além da inauguração do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Laboratório de Atividades Lúdicas e o Espaço Mamãe UNEB.
Estiveram presentes na inauguração a reitora da UNEB, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, o diretor do DEDC – Campus XIV, Adriano Eyser, e a pró-reitora de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura.
“Os investimentos reforçam o compromisso da nossa universidade com a educação, a inclusão e o bem-estar de todas e todos. São espaços que proporcionarão novas oportunidades, integração e aprendizado para os nossos estudantes, docentes, técnicos e a comunidade externa. Um investimento realizado com apoio do governo do estado da Bahia, com recursos públicos oriundos da população baiana. Esperamos que o aproveitamento desses espaços físicos se reflita na ciência que pensamos e produzimos, consolidando o caminho que a UNEB tem trilhado a cada dia”, destacou a reitora, Adriana Marmori.
A vice-reitora Dayse Lago ressaltou a importância dos espaços inaugurados para a comunidade acadêmica e externa da universidade. “A qualificação dos espaços inaugurados neste departamento representa muito do que defendemos em termos de acessibilidade e permanência dos nossos estudantes. Ao inaugurarmos espaços para mães, pais e cuidadores de crianças, bem como a brinquedoteca, estamos criando não apenas locais de formação, mas também reafirmando nosso compromisso de acolher as pessoas no nosso departamento. Que esses novos espaços possam gerar bons frutos para nossa comunidade acadêmica”, disse.
Segundo o diretor do DEDC do Campus XIV, Adriano Eyser, os espaços inaugurados oportunizam o acolhimento da comunidade acadêmica e externa. “Estamos inaugurando hoje cinco espaços de acolhimento e cuidado no nosso departamento, além de locais para partilha de saberes e experiências. São equipamentos totalmente ressignificados para a comunidade, pois um dos papéis primordiais da universidade é estabelecer o diálogo com todo o território do Sisal ao qual nosso departamento pertence”, frisou.
Pró-reitora de Planejamento (Proplan) e filha do professor Edivaldo Boaventura, Lidia Boaventura, agradeceu a homenagem em nome de seu pai. “É importante trazer esse memorial para o campus do interior porque, quando Edivaldo pensou a UNEB, ele visava a integração das faculdades isoladas que existiam à época, transformando-as em universidade. A principal preocupação dele era que as universidades estivessem presentes em todas as regiões do estado”, lembrou.
O espaço em que o professor Edivaldo Boaventura recebe a homenagem será dedicado à memória, ao debate e à valorização da cultura e do saber. O Espaço Mamãe UNEB servirá como ambiente de cuidado para a maternidade e a paternidade, promovendo inclusão e suporte às mães, pais e seus bebês no ambiente acadêmico. Já o Laboratório de Atividades Lúdicas da unidade foi pensado para atividades lúdicas, ressignificando o espaço educacional como lugar de criatividade, aprendizado e interação.
O montante investido nos cinco espaços recém-inaugurados totaliza R$ 3,19 milhões, incluindo a construção da quadra esportiva no Campus de Conceição do Coité, prevista para ser concluída em 2025.
Participaram também do evento os pró-reitores de Infraestrutura (Proinfra), Jean Santos, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, e de Assistência Estudantil (Praes), Magno Mercês, além dos representantes do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT), da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupo de Empreendedores Solidário, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Conceição do Coité, do Movimento Estudantil do Campus XIV, e do Centro Acadêmico Mãe Bernadete.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.