Delegadas e delegados apreciam e votam artigos que irão compor o novo Estatuto da UNEB, em segundo dia de plenária final do Congresso Estatuinte

Dia 2: Delegadas e delegados deram continuidade à apreciação e votação dos artigos do novo Estatuto.

Nesta terça-feira (17), segundo dia de retomada da plenária final do Congresso Estatuinte da UNEB, os delegados e delegadas deram continuidade à apreciação e votação dos artigos que compõem a proposta do novo Estatuto da universidade.

Vinicius: “Pensar o estatuto, é pensar no fortalecimento da UNEB”.

Elaborados e aprovados pelos grupos de trabalho (GTs), os mais de 100 artigos em pauta exige atenção e diálogo entre os delegados, que continuam debatendo propostas que afetam diretamente o futuro da UNEB em uma construção coletiva e democrática.

“A importância desse momento é que a partir daqui que pensamos as políticas e a consolidação da universidade. Pensar o estatuto, essa lei maior que nos rege, é pensar no fortalecimento da UNEB, do estado da Bahia, e pensar a universidade dentro de um espaço coletivo e de construção. Todos os congressistas estão pensando e debatendo essa instituição de maneira séria, criando um futuro de muita qualidade, de muito esforço e também de vanguardismo para a nossa UNEB”, ressaltou Vinicius Santos, representante da Comissão de Articulação da Estatuinte.

Davi: “Estamos em busca de um estatuto que seja democrático”.

Davi Almeida, delegado e estudante do curso de Letras da UNEB no campus de Barreiras, ressaltou a retomada a cerca do debate sobre a estatuinte. “Nós, discentes, estamos em busca de conquistar um estatuto democrático, que vai abranger tanto para nós discentes do período atual, quanto para os futuros estudantes. É um processo cansativo, mas estamos dando o nosso melhor para um novo documento que venha representar toda a comunidade acadêmica da universidade”, considerou.

Elioteneze: “Construção de um documento que vai reger a UNEB por vários anos”.

Para o técnico e também delegado, Elioteneze Batista, a plenária final possui a representação da participação de todas as categorias da universidade no processo. “É um estatuto extenso, são artigos que possuem vários incisos e várias propostas. Então, é um espaço democrático e de discussão aberta, temos várias participações e isso fortalece a função da universidade com a presença das três categorias: discentes, docentes e técnicos, na finalidade de construir um documento que vai reger a universidade por vários anos”, disse o servidor, lotado no campus de Juazeiro.

Os delegados continuarão a avaliar e votar os artigos nesta quarta-feira (18), buscando construir um Estatuto que reflita os princípios e valores da UNEB.

Saiba mais:
UNEB instala Congresso Estatuinte, com 198 delegados de todos os departamentos; plenária final será dia 24/10

Congresso Estatuinte aprova mais tempo para concluir atividades; plenária final vai ser retomada ainda este ano

RETOMADA: Plenária final do Congresso Estatuinte terá continuidade no campus de Serrinha: dias 16 a 19/12

UNEB inicia retomada da plenária final do Congresso Estatuinte no Campus de Serrinha

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Antônio Carvalho/Ascom